terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal"

No dia 26 de Fevereiro de 2010 (sexta-feira), no Cine-teatro Caridade, em Moura (Pr. Sacadura Cabral), das 11h às 13h, decorrerá a Sessão Pública de Lançamento do Projecto LIFE+ “Habitat Lince Abutre”.

O projecto LIFE+ "Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal", cujo acrónimo é “Habitat Lince Abutre”, é coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN), contando com a parceria de diversas instituições públicas e privadas, entre as quais o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), que, em conjunto com a Fauna & Flora International (FFI), é também co-financiador.

São também parceiros o Centro de Estudos de Avifauna Ibérica (CEAI), a Associação de Jovens Agricultores de Moura (AJAM), a Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça (ANPC), a Direcção-Geral de Veterinária (DGV/MADRP) e o Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS).

Financiado a 75% pelo Programa LIFE-Natureza da Comissão Europeia, este Projecto terá a duração de 4 anos.

Este projecto tem como objectivos contribuir para a conservação dos habitats de espécies como o lince e o abutre-preto (ver ilustração em cima à esquerda) com vista ao estabelecimento de populações residentes no sudeste de Portugal, uma das suas zonas históricas de ocorrência. Entre as várias acções a desenvolver no âmbito deste projecto e que vão ver divulgadas na sessão de lançamento contam-se workshops, diversas acções de conservação de habitats / formações vegetais e das espécies alvo e das suas presas principais e respectiva monitorização, caracterização sanitária das populações de espécies que partilham o habitat com o lince, plano de mitigação do uso de venenos, em cooperação com o programa Antídoto, contributos para a elaboração do Plano de Acção para a Conservação do Abutre-preto e articulação próxima com o Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico, bem como a promoção da Rede Natura 2000 e a divulgação nos media de todo o projecto.

Para mais informações contacte:
Tel.: 217780097 ou
E-mail: lpn.naturezalpn.pt

Convite com programa da sessão (pdf)

Fonte: ICNB

0 comentários:

Enviar um comentário