sábado, 6 de março de 2010

Cerca de 200 voluntários limparam a Mata do Buçaco

Cerca de 200 voluntários participaram esta manhã numa acção de limpeza da Mata do Buçaco, onde no último sábado o temporal derrubou dezenas de árvores de grande porte, algumas delas centenárias.

Munidos de motosserras, machados, roçadoras, tractores e veículos de carga, os participantes responderam ao repto da Fundação Mata do Buçaco e limparam uma área de aproximadamente dois hectares, removendo as árvores e cortando espécies infestantes.

António Jorge Franco, presidente da Fundação, disse que a “resposta das pessoas ao desafio lançado foi muito positivo”, contando-se entre os participantes escuteiros, bombeiros, elementos da Cruz Vermelha, funcionários da autarquia da Mealhada e muitos cidadãos anónimos.

“Sentimos que as pessoas estão cada vez mais viradas para o voluntariado e dispostas a sacrificar uma manhã de sábado para virem ajudar a limpar a Mata do Buçaco”, salientou.

O presidente da Fundação Mata do Buçaco explicou que a limpeza incidiu “na abertura dos caminhos onde houve queda de árvores e na zona junto à Fonte Fria, que tem muitas infestantes (acácias)”.

”Se formos todos é mais fácil”

Entre jovens e adultos participantes na iniciativa, encontrava-se o presidente da Junta de Freguesia de Pampilhosa do Botão, Vítor Matos, de 64 anos, que ajudou nos trabalhos de corte e remoção das árvores tombadas.

“Esta é uma luta de todos pelo património do concelho que temos de preservar. Se formos todos é mais fácil conseguir algo de visível e nós estamos aqui para ajudar”, afirmou o autarca, que trouxe consigo um grupo de 40 escuteiros e mais três pessoas.

Os mais novos também apreciaram a acção de limpeza que, segundo David Encarnação, de 11 anos, dos Escuteiros de Casal Comba (Mealhada), “deu para brincar, trabalhar e aprender que a floresta é para manter sempre limpa”.

O lado sentimental e as raízes familiares levaram Joana Neves, de 26 anos, do Luso, a participar. “O meu bisavô foi guarda-florestal, o meu avô era bombeiro da mata e eu e a minha família crescemos aqui”, recordou a jovem, considerando que “a mata está a cair num poço quase sem fundo e é necessário que todas as pessoas ajudem” na sua recuperação.

Conceição Santos, de 50 anos, veio de Coimbra juntamente com o marido para ajudar à limpeza depois de ter sido informada da iniciativa por amigos.

“Gostamos da preservação da natureza e atrevemo-nos a vir até aqui para apoiar esta iniciativa e para usufruir deste dia com sol, chuva e vento e estas pessoas encantadoras”, sublinhou.

Salientando a necessidade da “jóia da coroa” do concelho ser preservada, o vereador José Calhoa, da Câmara da Mealhada, considerou que “só com jornadas de voluntariado e a força de vontade de toda esta gente que aqui anda é que podemos efectivamente limpar a mata e preservá-la”.

A Mata do Buçaco é um espaço com quase quatro séculos, todo murado, que ocupa uma área da ordem dos 105 hectares, em plena Serra do Buçaco.

Entre as suas atracções figuram o “famoso cedro do Buçaco”, o Palace Hotel, tido como “um dos mais belos e sumptuosos hotéis de charme do mundo”, e uma via-sacra única no mundo com 20 representações da Paixão de Cristo.

Criada em Maio de 2009, a Fundação Mata do Buçaco tem por objectivo gerir de forma integrada o património florestal, histórico, cultural e religioso.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário