quarta-feira, 31 de março de 2010

Pesquisa científica: Sapos alteram-se antes dos sismos

Biólogos britânicos relatam alteração de comportamento sexual nos sapos machos cinco dias antes de ocorrerem sismos.
O comportamento de sapos na sua fase de reprodução poderá ajudar a prever algo tão imprevisível como um sismo, segundo um estudo publicado hoje no Journal of Zoology por investigadores de universidades do Reino Unido.

O que os biólogos Rachel Grant da Open University e Tim Halliday, da universidade de Oxford sustentam é que os sapos comuns machos (Bufo bufo) exibem uma "alteração brutal no seu comportamento cinco dias antes de ocorrer um sismo".

Foi exactamente isso que eles verificaram na cidade italiana de Áquila, no dia 6 de Abril de 2009, quando observavam os sapos da região no seu ciclo reprodutivo, e se deu um sismo com a magnitude de 6,3 na escala de Richter, que fez 229 vítimas mortais na cidade.

Os resultados que registaram sugerem que "os sapos comuns Bufo bufo são capazes de prever acontecimentos sísmicos importantes e de adaptar o seu comportamento em consequência disso", dizem os autores.

Os dois biólogos estavam em trabalho de campo, observando os sapos a cerca de 70 quilómetros de Áquila naquela altura, e verificaram que cinco dias antes do sismo 96 por cento dos sapos machos alteraram o seu comportamento. Em vez de se manterem activos, como sempre fazem enquanto dura a época reprodutiva, ficaram inactivos e, nos três dias que antecederam o sismo, os biólogos não registaram acasalamentos. Fugas de gás radão do solo poderiam estar implicadas nesta situação.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário