segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aljezur é palco da primeira discussão sobre plano de ordenamento do PNSACV

A discussão pública do plano termina no dia 30 de Abril.

O pavilhão dos bombeiros voluntários de Aljezur vai acolher, no próximo dia 16, às 20h30, a primeira sessão pública aberta à população sobre a polémica proposta de revisão do plano de ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Mais tarde, no dia 21, à mesma hora, a sessão pública vai realizar-se no Centro Cultural de Vila do Bispo.

Os presidentes de ambas as autarquias convidaram mesmo para estarem presentes nestas sessões o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Tito Rosa.

A discussão pública do plano arrancou no passado dia 18 de Março e termina no dia 30 de Abril. Este é um processo que decorre desde Maio de 2008, que passou por diversas versões e chega agora à fase de discussão pública.

No entanto, apesar de durante o processo terem sido acolhidas algumas propostas da Câmara de Aljezur e Vila do Bispo, ambas as autarquias já se manifestaram contra a proposta em cima da mesa. “O documento que agora chega ao conhecimento de todos está ainda longe, na nossa opinião, de merecer a nossa aprovação”, realça o presidente José Amarelinho.

De acordo com o autarca de Aljezur, os objectivos de conservação e preservação só serão alcançáveis se não forem reduzidos a um mero regulamento proibicionista, desresponsabilizado e redutor que “atira o homem para fora do ecossistema, quando dele não pode ser afastado”.

Desta forma, José Amarelinho afirma que “a câmara vai continuar a pugnar e trabalhar, de forma determinada e implacável, no sentido de ver corrigidos os vários pontos críticos ainda não contemplados”.

Fonte: NC/Jornal do Algarve

0 comentários:

Enviar um comentário