terça-feira, 13 de abril de 2010

Diferendo entre Israel e países árabes bloqueia cimeira euro-mediterrânica


A IV Conferência Ministerial Euro-Mediterrânica sobre a Água, onde deveria ser adoptada uma nova estratégia para a gestão dos recursos hídricos, resultou num “falhanço”, como descreveu o secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Pierre Lellouche. E tudo por causa de um diferendo quanto à nomenclatura utilizada para designar os territórios palestinianos ocupados.

No documento final – que se tentava aprovar em Barcelona – lia-se: “territórios ocupados”. Israel não aceitou. Em alternativa, propôs-se outra expressão: “territórios sob ocupação”. Eram então os representantes dos países árabes que discordavam da expressão.

A discussão não teve fim e bloqueou a adopção de um texto final. “Infelizmente não conseguimos chegar a um acordo”, disse Lellouche à agência francesa AFP, que deixou claro que os países estiveram de acordo em 99 por cento das questões técnicas relacionadas com a gestão da água no Mediterrâneo.

E lamentou o que hoje aconteceu na conferência: “O acesso à água não deveria ser uma fonte de tensão porque a água é um factor essencial para a vida, de desenvolvimento e de paz”.

O secretário-geral da União para o Mediterrâneo, o jordano Ahmad Masa'deh, também se mostrou desapontado com o resultado da reunião: "Isto levanta algumas dúvidas relativamente ao futuro da União para o Mediterrâneo".

Estavam presentes na conferência os ministros do Ambiente da União para o Mediterrâneo, que inclui os 27 Estados-membros da União Europeia, os países do Norte de África, dos Balcãs e do Médio Oriente – incluindo países árabes e Israel.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário