O Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina está em fase de discussão pública até ao próximo dia 30 de Abril, podendo os interessados consultar a proposta na sede do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, nas Câmaras Municipais de Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo, bem como no Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.
No passado dia 22 de Março, os Presidentes de Câmara de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo manifestaram publicamente o seu descontentamento face às linhas orientadoras deste documento, considerando que a proposta em Discussão Pública põe em causa os princípios de coesão e equidade de tratamento em relação a outras regiões e autarquias do país. Entre outras situações, os autarcas manifestam total desacordo relativamente à forma com as actividades tradicionais, nomeadamente a pecuária, a agricultura e as pescas são “tratadas”, facto que constituirá para o seu definitivo abandono e definhamento, sacrificadas em favor dos regimes intensivos, bem como necessidade de fixar uma linha de protecção costeira de 2km, ignorando a existência de barreiras físicas, tais como estradas, o que impossibilitará o desenvolvimento turístico sustentável tão necessário à economia local.
De modo a esclarecer a população sobre as implicações deste Plano de Ordenamento para a região, as Câmaras Municipais de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo vão promover sessões públicas para as quais foram convidados o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e o Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Tito Rosa. A primeira sessão está agendada para Aljezur no próximo dia 16, no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários, no dia 20 será a vez de Odemira debater o Plano de Ordenamento no Cine-teatro Camacho Costa, em Vila do Bispo a Sessão Pública está macacada para o dia 21 no Centro Cultural. Todas as Sessões Públicas têm início às 20.30h.
Fonte: Cm-Odemira
0 comentários:
Enviar um comentário