segunda-feira, 5 de abril de 2010

Parque Natural de S. Mamede integra Observatório para Energia

O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) vai acolher um Observatório Regional para a Energia (ORE), anunciou a Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (AreanaTejo), entidade promotora do projecto.

«O ORE surge como uma necessidade de possuir um ponto físico para divulgar os resultados dos trabalhos feitos pela AreanaTejo sobre a carta da energia», explicou à Lusa Tiago Gaio, da AreanaTejo.

De acordo com o responsável, o projecto vai ser desenvolvido na sede do Parque Natural, situada na Quinta dos Olhos d¿Água, no concelho de Marvão, em Portalegre.

«O projecto vai estar em funcionamento no final do verão. Em Setembro já deve estar à disposição de todos aqueles que visitam o PNSSM», declarou.

O ORE vai actuar como uma «espécie de quiosque informático», disponibilizando vários dados para os visitantes do PNSSM analisarem, uma área lúdica e uma área de informação e sensibilização para os turistas.

«Este projecto vai estar integrado num circuito que o PNSSM está a desenvolver e que abrange outros temas, nomeadamente a água e os resíduos. O tema sobre a energia será da responsabilidade da AreanaTejo», afirmou o responsável.

O projecto que a AreanaTejo vai apresentar contém um conjunto de informações sobre boas práticas energéticas e ambientais, de sensibilização e ainda dados sobre energias renováveis com a respectiva explicação teórica de cada uma dessas vertentes.

No entanto, Tiago Gaio explicou ainda que a AreanaTejo e o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), entidade que tutela o PNSSM, têm em curso um outro projecto de «continuidade» dirigido à gestão florestal.

«Vamos criar um plano de gestão florestal da área de intervenção do PNSSM com o objectivo de manter a mancha florestal definida e que tenha como contributo a absorção de dióxido de carbono», revelou.

Através deste projecto, vai haver um «contributo para a neutralidade carbónica da região, em conjunto com a questão relacionada com os consumos de energia» retirados naquela zona do Alentejo.

Fonte: TVI24

0 comentários:

Enviar um comentário