quarta-feira, 14 de abril de 2010

Plano de Ordenamento do PNSACV estará nas mãos do Governo até ao Verão


O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) conta entregar no início do Verão ao Governo a proposta de gestão para o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, revelou o presidente daquele organismo.

A revisão do Plano de Ordenamento desta área protegida está em discussão pública até 30 de Abril. O documento foi elaborado pela Hidroprojeto e é de Novembro de 2008.

Haverá depois cerca de dois meses para receber e avaliar as participações por escrito e, de seguida, é enviado para o Governo, explicou Tito Rosa.

O presidente do ICNB vai reunir até ao final deste mês com mais de 20 associações - ligadas à pesca, agricultura, pecuária, turismo, caça, hotelaria, mas também com produtores florestais, organizações não governamentais, escolas de surf ou associações de lazer e caravanismo - para discutir em detalhe a revisão do documento e estima que vão receber “muitas participações”.

“Estamos interessados fazer uma discussão pública muito objectiva e em ter contributos positivos da população para ponderar sobre eles, levá-los em conta, e depois fazer a proposta ao Governo. Queremos ouvir várias associações e vamos discutir em detalhe”, garante o presidente do ICNB, apelando ao contributo da população.

O Plano de Ordenamento abrange os concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

O PO-PNSACV prevê muitas intervenções, nomeadamente nas arribas da Carrapateira (Aljezur), da ribeira de Aljezur, dunas de S. Torpes (Sines) e dunas de Aivados/Malhão (Odemira), lagoas temporárias de Vila do Bispo, reserva biogenética de Sagres ou na Vila Rosalinda (Aljezur).

Estão também previstas intervenções para valorização do património cultural na Ilha do Pessegueiro (Sines) e sítios de natureza histórica de Aljezur e Vila do Bispo. A intervenção específica para valorização do património edificado vai ocorrer em Espartal, Vale da Telha (Aljezur) e Martinhal (Vila do Bispo), mas também na zona de povoamento disperso a Norte da Vila Nova de Milfontes (Odemira).

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário