quarta-feira, 19 de maio de 2010

Biodiversidade em Alerta: ONU lança hoje o catálogo da vida

Os cientistas calculam que haverá na Terra entre dois a cem milhões de espécies, mas a amplitude da incerteza mostra bem o que ainda não se conhece. Uma certeza existe, no entanto. Muitas das espécies ainda desconhecidas da ciência nunca passarão dessa condição, já que têm o fim marcado na voragem da extinção de espécies em curso. Desaparecerão antes de sabermos que existem. Para contrariar a tendência, a lista mais completa de sempre das espécies no mundo é hoje lançada em Nairobi, no Quénia, numa reunião da Convenção da Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica. Conta 1,25 milhões de espécies.

Calcula-se que já tenham sido descobertas 1,9 milhões de espécies na Terra, mas o catálogo global mais completo e actualizado até agora conta apenas os tais 1,25 milhões de organismos vivos descritos. É esse catálogo - o Catalogue of Life Special 2010 Edition - , que será hoje lançado em DVD- -Rom, no Quénia. Uma iniciativa que pretende marcar o Ano Internacional da Biodiversidade, que este ano se assinala, numa altura em que a própria ONU confirma que a taxa de perda da biodiversidade não está a ser travada pelos países.

O registo lançado pela ONU integra os inventários de 77 bases de dados de todo o mundo, com 1 257 735 espécies de plantas, animais, fungos e microorganismos, com um total de 2 369 683 nomes que lhes estão associados. O catálogo está on line em www.catalogueoflife.org e é de consulta livre.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário