domingo, 23 de maio de 2010

Monte Selvagem: A cegonha 'Florinda'... que afinal é 'Florindo'

A ave, doada ao Monte Selvagem em 2007, migra todos os anos para África. Este ano voltou e... foi pai, para surpresa de todos.

Os visitantes que se deslocarem no Dia Mundial da Criança ao Monte Selvagem, em Montemor, poderão conhecer e fazer parte da história verídica da cegonha Florinda, que tantas aventuras e "momentos de encantar" proporcionaram desde a sua primeira "visita" ao parque em 2007.

Mas vamos à história. Era uma vez... em 2007, uma cegonha juvenil que foi doada ao Monte Selvagem por ter sido encontrada no campo, incapacitada de voar. Baptizada de Florinda, foi tratada em completa liberdade, passando os seus dias entre os visitantes ou na cozinha onde se preparam os alimentos para os animais. Conforme foi crescendo foi-se aventurando em curtos voos, que logo se tornaram mais longos, até, no final de 2008, deixar de ser vista.

No dia 11 de Março de 2009, regressou. Chegou como se nunca se tivesse ausentado, procurou os tratadores nos mesmos locais de sempre e mostrou-se muito dócil com os visitantes. Integrada no processo migratório comum desta espécie, começou a construir um ninho no parque e ali permaneceu toda a Primavera e Verão, porém sem parceiro à vista. Em Outubro de 2009 partiu novamente.

Este ano, no dia 23 de Fevereiro, a Florinda voltou com algumas surpresas. Um pouco mais agressiva do que o habitual, ocupou o seu ninho de sempre, mas desta vez foi vista a sobrevoar o parque com outra cegonha. Interessante foi que, ao observá-la, a equipa do parque verificou que ela "namorava" insistentemente a companheira. Afinal, a Florinda era um elegante macho. Florindo, como passou a chamar-se, foi pai de dois filhotes já este mês.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário