sexta-feira, 7 de maio de 2010

Praias com bandeira azul sobem para 240 este ano

Portugal vai ter mais 14 zonas balneares a hastearem este ano a bandeira azul. O símbolo de qualidade atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa vai contemplar 240 praias, contra 226 no ano passado. O galardão será visto também em 15 marinas, uma a menos do que em 2009.

O saldo foi positivo apesar das cheias na Madeira terem impedido a candidatura de algumas praias e de três concelhos do Continente não terem sequer submetido nenhuma candidatura – Sintra, Cascais e Figueiró dos Vinhos. “Apesar de tudo, houve um aumento de 14 zonas balneares, o que é bom”, afirma José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul.

A região Norte terá 56 bandeiras azuis, mais 13 do que em 2009. A região Centro ganha mais uma praia premiada, hasteando 19 bandeiras. No Alentejo, serão 23 (duas a mais do que em 2009), e no Algarve, 69 (15 a mais). Nos Açores, mantém-se em 28 o número de bandeiras azuis.

As maiores baixas sentiram-se na região do Tejo, onde três concelhos não se candidataram este ano – Sintra, Cascais e Figueiró dos Vinhos. Além disso, mais três praias perderam o galardão. Com isso, haverá 30 bandeiras azuis na região, menos 11 do que no ano passado.

A Madeira foi prejudicada pelas cheias de Fevereiro, mas ainda assim tem 16 praias galardoadas – cinco a menos do que em 2009.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário