quinta-feira, 20 de maio de 2010

Tribunal Europeu diz que estrada em Doñana não é má para o lince

A Comissão Europeia perdeu, no Tribunal Europeu de Justiça, um caso contra Espanha, relacionado com a protecção do lince ibérico no Parque Nacional de Doñana, na Andaluzia.

Bruxelas entendia que a reconfiguração de uma estrada que atravessa parte do parque, concluída em 2001, era uma ameaça aos linces que vivem naquela região. O lince é o felino mais ameçado de extinção em todo o mundo. Dos poucos que restam, a maior parte está em Doñana.

Dois linces foram atropelados mortalmente naquela estrada entre 2000 e 2004. Medidas correctivas foram entretanto postas em prática, como sinalização, vedações laterais e passagens para animais. Não houve mais nenhum acidente com o lince naquela estrada, desde então.

A Comissão argumentava também que a estrada fragmentara o habitat do lince, numa das zonas do Parque de Doñana mais importantes para a espécie. Mas o tribunal, depois de analisar o caso, não deu como provados os argumentos de Bruxelas. Na decisão, proferida ontem, o tribunal diz que as evidências são insuficientes para que se conclua que a obra “constitui uma intervenção que em si coloque o lince ibérico, no referido sítio, em perigo de extinção” ou que possa “comprometer seriamente as características ecológicas” daquele local.

O tribunal acrescentou, porém, que “a situação geral de Doñana pode não ser satisfatória” para o lince ibérico, em particular pelo número elevado de atropelamentos em outros pontos do parque.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário