terça-feira, 25 de maio de 2010

Zoos ajudam a preservar a biodiversidade e espécies ameaçadas de extinção


Os jardins zoológicos têm papel fundamental para a proteção da biodiversidade e para a preservação de animais ameaçados de extinção. Algumas dessas boas iniciativas foram apresentadas nesta sexta-feira (21/05), em Brasília, durante seminário em comemoração ao Ano e ao Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio.

Na abertura do evento, o diretor de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, disse ser extremamente necessário o investimento em ações para tirar as espécies da condição de ameaçadas de extinção. É importante ter no zoológico uma solução para a crise da biodiversidade , ressaltou Medeiros.

Segundo o diretor, os países precisam fechar um novo acordo na Conferência da Biodiversidade, que será realizada no final do ano em Nagoya, Japão, para evitar a perda da biodiversidade. Infelizmente a lista de espécies da fauna e flora ameaçadas ainda mostra sinais de crescimento , lamentou.

De acordo com relatório do Panorama da Diversidade Global (GBO3, na sigla em inglês), divulgado no dia 10 de maio pelas Nações Unidas, nenhum país cumpriu integralmente as metas de redução da perda da biodiversidade entre 2002 e 2010.

O diretor do zoológico de Frankfurt, na Alemanha, Manfred Niekish, apresentou o projeto de reprodução em cativeiro do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas. Ele explicou que existe uma lista sobre cada animal, com identificação de espécies, características, famílias e criadores. Isso permite ao zoológico encontrar pares para os animais em outro cativeiro e fazer a reprodução de espécies. Essas informações são permanentemente atualizadas.

O diretor do zoológico de Brasília, Raul Gonzales, ressaltou que os zoológicos vão começar o caminho para salvar inúmeras espécies. Ele explicou que o foco do zoológico de Brasília é a educação ambiental, o lazer, a pesquisa e a conservação.

No zoo de Brasília são desenvolvidas várias atividades para mostrar a importância da biodiversidade, principalmente para crianças. Com oficinas, passeios para conhecer os hábitos dos animais noturnos e, até mesmo, um acampamento no jardim zoológico, as crianças se sentem mais próximas dos animais e entendem melhor porque é importante proteger o meio ambiente.

Outras ações realizadas em Brasília para a proteção das espécies é a reprodução assistidas de mamíferos placentários, como cachorro-do-mato, e a incubação artificial de aves. Gonzales contou que uma arara-azul levada ao zoológico depois de operação do Ibama foi uma das inúmeras aves que foram salvas pela incubadora.

Fonte: ASCOM

0 comentários:

Enviar um comentário