sexta-feira, 4 de junho de 2010

Biodiversidade marca Dia Mundial do Ambiente

Amanhã comemora-se o Dia Mundial do Ambiente. Do Fórum Algarve, onde está patente a exposição “Tetra Pak protege o que é Bom”, a outros pontos de Norte a Sul de Portugal, não irão faltar iniciativas para assinalar a data, que este ano apela à protecção das espécies do Planeta.

Sob o tema “Muitas espécies. Um Planeta. Um Futuro”, o Dia Mundial do Ambiente celebra amanhã, dia 5 de Junho, a protecção das espécies animais e vegetais do Planeta e a riqueza dos ecossistemas. Recorde-se que, como já aqui afirmámos, 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade.

O Protege o que é bom fez o levantamento de algumas iniciativas que serão realizadas em vários pontos de Portugal para comemorar esta data e que apelam à participação da sociedade civil na preservação do ambiente.

Comecemos pela exposição “Tetra Pak protege o que é Bom”, que aborda os temas da saúde, nutrição, solidariedade e ambiente e que vai estar patente até ao dia 13 de Junho, no Piso 0 do Forum Algarve.

A iniciativa da Tetra Pak contempla várias actividades – como a “Roda dos Alimentos” e o jogo “Desenha o que é bom para ti” – e que pretendem sensibilizar as famílias para estilos de vida saudáveis e para a importância dos valores de cidadania, como a solidariedade e a separação das embalagens e posterior reciclagem.

Este projecto conta com o apoio da APDP (Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal), da LPN (Liga para a Protecção da Natureza) e das Aldeias SOS de Portugal, que receberão a verba resultante da venda de um DVD com o filme de animação “O Capuchinho Vermelho” – também em exibição no espaço da exposição – e de um livro de histórias tradicionais em que a separação dos resíduos é o tema principal.

Mas há mais acções previstas para comemorar o Dia Mundial do Ambiente. Deixamos aqui seis sugestões para amanhã.

1. Acção de sensibilização e remoção de lixo em Setúbal
Esta acção, que irá ser desenvolvida em miradouros e praias da Arrábida, resulta de uma iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade e da Câmara Municipal de Setúbal.

O ponto de encontro dos voluntários da “Nossa Arrábida Limpa” é a Praia da Figueirinha, a partir das 9h. A acção de recolha termina por volta das 11h30, seguindo-se a colocação dos resíduos removidos num recipiente disponibilizado no Miradouro da Santa.

O Dia Mundial do Ambiente é ainda assinalado pela autarquia com a iniciativa “Ambiente Vivo”, a realizar nos dias 5 e 6, e que inclui um conjunto variado de actividades, de que são exemplo a Feira do Ambiente e Biodiversidade da Arrábida e do Sado, animação e jogos ambientais.

2. Mini-ecopontos distribuídos nas escolas de Santiago do Cacém

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém entregou durante esta semana 58 mini-ecopontos às escolas de 1º ciclo do concelho e 23 aos jardins-de-infância, assim como o folheto “Faça-nos crescer, use o Ecoponto”, onde constam todas as informações sobre o que pode ou não ser depositado no ecoponto.

Esta iniciativa teve como objectivo sensibilizar a comunidade educativa para a reciclagem, estimulando o hábito de participação e a adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, e assinalar o Dia Mundial do Ambiente.

Além disso, será ainda entregue uma Carta Compromisso, onde os professores e os alunos se comprometem a conservar e manter o mini-ecoponto em boas condições, a separar e depositar os resíduos de acordo com as indicações e a depositar todos os resíduos separados no Ecoponto mais próximo da sua escola.

3. Lisboa acolhe seminário “Economia, Ética, Natureza e Sustentabilidade”
A Edições Sempre-em-Pé e a Sociedade de Ética Ambiental realizam amanhã, às 14h30, o seminário “Economia, Ética, Natureza e Sustentabilidade”, na Biblioteca Museu República e Resistência, em Lisboa.

Este seminário visa apresentar pistas de informação e reflexão que possam ajudar a criar uma economia de recursos que não ignore os deveres da sociedade para com a Terra e para com as gerações futuras.

Também o Jardim Botânico da Universidade de Lisboa comemora o Dia Mundial do Ambiente, oferecendo diversas actividades inseridas no programa “O Museu Comemora” do Museu Nacional de História Natural. A iniciativa conta com a colaboração da Liga dos Amigos do Jardim Botânico e dos voluntários do Jardim.

De entre as actividades a realizar destacam-se a “Biodiversão” – uma gincana para toda a família sobre biodiversidade nativa – e uma visita orientada à exposição “Allosaurus – Um dinossáurio, dois continentes?”. A entrada é livre.

4. Cascais organiza actividades de aventura
A Câmara Municipal de Cascais (CMC), a EMAC, a Agência Cascais 21 e as Agências Municipais de Ambiente Cascais Atlântico, Cascais Energia e Cascais Natura promovem amanhã, entre as 10h00 e as 17h00, a 4º edição da iniciativa Cascais Puro2 no Parque Urbano de Ribeira de Mochos.

A iniciativa incluirá diversas actividades de lazer e sensibilização para as boas práticas ambientais, e ainda várias experiências e aventura para todas as faixas etárias. Cada entidade irá realizar actividades diversas. A Cascais Natura terá actividades de aventura, a Agência Cascais Atlântico vai realizar um Caça ao Tesouro e a Cascais Energia exibirá uma peça de teatro infantil “Clique”, sobre o aproveitamento das energias renováveis.

A EMAC marcará presença com o Clube do Mac, onde, além de interagirem com a mascote, as crianças poderão participar no Jogo dos Resíduos, enquanto a Agenda Cascais 21 apresentará um mercado biológico e realizará workshops sobre como fazer uma horta em casa.

Será ainda inaugurado o Parque Urbano da Ribeira dos Mochos, um espaço integrado na Rede Ecológica Nacional que envolve uma das principais linhas de água do concelho de Cascais

5. Leiria repete iniciativa Limpar Portugal
A Câmara Municipal de Leiria vai repetir a iniciativa Limpar Portugal na maioria das freguesias do concelho, no próximo dia 5 de Junho. O coordenador do Limpar Portugal a nível concelhio, Vítor Santos, garantiu que a iniciativa tem todas as condições para ser bem sucedida, já que no dia 20 de Março houve freguesias que não conseguiram ir sequer a 20% dos locais identificados, devido ao mau tempo.

6. Lipor abre as portas ao Parque Aventura
Amanhã, a Lipor vai voltar a abrir as portas do Parque Aventura à população, nas instalações da empresa, das 9h às 13h e das 14h às 17h30, no âmbito da iniciativa Sábados no Parque. Um insuflável, jogos tradicionais e dinamização de Eco jogos – golo verde, eco basket e resíduos no sítio certo – são algumas das actividades previstas para o dia 5 de Junho.

O Parque Aventura disponibiliza ainda um parque infantil, um parque radical, circuito de manutenção, bicicletas, matraquilhos e um espaço de leitura. Tudo em prol do ambiente e dos resíduos.

Entretanto, fique com o vídeo oficial do Dia Mundial do Ambiente, com a modelo brasileira Gisele Bündchen, ex-embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA).

Fonte: http://www.protegeoqueebom.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário