terça-feira, 22 de junho de 2010

Degelo acelerou na zona ocidental da Antárctida


O degelo tornou-se mais rápido nos últimos anos na zona ocidental da Antárctida e isso está a contribuir, em cerca de dez por cento, para o aumento do nível do mar que se observa. Este é o resultado de um estudo realizado por investigadores da British Antarctic Survey e outros dois centros de investigação, e que foi publicado ontem na Nature Geoscience.

De acordo com as observações dos cientistas polares, é no glaciar de Pine Island que está a acontecer o maior degelo na região.

Para perceber por que motivo isso acontece, os investigadores utilizaram um veículo submarino autónomo para mergulhar sob o gelo oceânico que se prolonga para além de Pine Island. E o que descobriram foi que o glaciar, que antes assentava sobre um monte submarino, está agora desligado dele. Isso permitiu que o movimento do glaciar se tornasse mais rápido, por um lado. Por outro deixou caminho aberto a uma corrente submarina mais quente, que está a acelerar o seu degelo.

Os cientistas não sabem o que desencadeou este processo, sabem apenas que ele se iniciou durante os anos 70 do século XX.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário