A sessão de abertura foi presidida pela Directora do DGACLLO, Engenheira Sofia Castel-Branco da Silveira que desejou as boas vindas aos participantes e que anteviu o sucesso da acção de formação.
Esta acção contou com a participação de Vigilantes da Natureza oriundos de todas as regiões do país estando também presentes Técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Destacaram-se as presenças do Director da Protecção Civil de Sintra, do Comandante Municipal dos Bombeiros de Sintra, do Segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Sintra, de Sapadores Florestais e de Técnicos do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cascais.
Os participantes tiveram a oportunidade de receber formação e esclarecer dúvidas com a maior referência mundial na investigação de incêndios florestais, o Inspector Coordenador da Polícia Judiciária António Carvalho. Esteve também na acção de formação a Inspectora Chefe da Polícia Judiciária Cristina Correia que coordenou a organização da acção de formação em conjunto com o DGACLLO.
O sucesso da acção de formação, realizada no auditório do Parque Natural de Sintra - Cascais irá por certo proporcionar num futuro próximo a concretização de novos eventos direccionados para o enriquecimento dos conhecimentos de todos aqueles que estão na primeira linha da defesa do ambiente.
APGVN
Said
É pena que só este "Departamento de Gestão de Áreas Classificadas do Litoral de Lisboa e Oeste (DGACLLO)" se preocupe com a formação dos Vigilantes da Natureza!!!!!!!!!, talvez a Associação deveria ser mais proactiva relativamente à formação dos Vigilantes da Natureza pressionando o ICNB e tambem as DGACs, para que a formação seja para todos!
Mas enfim uns são filhos e outros enteados!
Said
Boa tarde!
Este espaço foi criado para que se comentem as notícias e informações disponibilizadas pela Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN). Deveria estar a utilizar este espaço para comentar a notícia aqui publicada, como fui o autor, não seria muito correcto. Permitam-me utilizar este espaço para manifestar a minha indignação perante o comentário colocado por um respeitável anónimo. O comentário não é construtivo, demonstra má fé ou pouca informação perante a realidade. Para que conste, fui o organizador da acção de formação e reafirmo que a mesma foi divulgada por todos os funcionários do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), não existiu qualquer tipo de restrições à participação, todos os inscritos participaram. Para além de trabalhar no DGACLLO, sou o Presidente da Direcção da APGVN, a experiência ensinou-me que é mais fácil a participação de todos se o ICNB disponibilizar o transporte para as deslocações. O que referi anteriormente não significa a desresponsabilização da APGVN na disponibilização de formação aos Vigilantes da Natureza associados ou não. A APGVN já organizou várias acções de formação e existe a possibilidade de o voltar a fazer, mas sei a partida que os participantes serão rigorosamente os mesmos que sempre se disponibilizam e que sacrificam os seus tempos livres para fazerem parte da vida da APGVN.
Usar como escudo o anonimato é legítimo e é uma opção para quem não encara a vida com frontalidade, nem respeita os companheiros que dedicam grande parte da sua vida na defesa e projecção da profissão.
Um abraço!
Francisco Correia