quarta-feira, 16 de junho de 2010

Maré negra: agência Fitch revê em baixa rating da BP

A agência de notação de risco Fitch voltou hoje a descer, em seis níveis, o rating de longo prazo da petrolífera britânica BP, depois da explosão de uma plataforma da petrolífera britânica no Golfo do México ter provocado uma maré negra.

A Fitch passou o rating da BP de “AA a BBB”, divulgou a agência em comunicado.

Na nota, a agência de notação financeira afirma que a medida reflecte as incertezas sobre as finanças da BP após o anúncio pelas autoridades norte-americanas de exigir ao grupo “somas importantes” pelo dinheiro que estão a gastar para conter a maré negra assim como em indemnizações que possam vir a pagar.

A Fitch já tinha baixado o rating da BP em um nível a 3 de Junho.

Enquanto a notação “AA” designa “emissões de alta qualidade”, o nível “BBB” aponta para “Emissões de qualidade média”, ainda que não esteja em causa o cumprimento das obrigações pela empresa.

A 20 de Abril, uma plataforma da BP explodiu no Golfo do México provocando uma fuga num poço de petróleo que está a provocar a maior catástrofe ambiental de sempre nos Estados Unidos.

A petrolífera anunciou ontem já ter gasto cerca de 1,6 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) com a maré negra. O grupo reafirmou que ainda é cedo para estimar qual será o custo final desta catástrofe natural.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário