sábado, 5 de junho de 2010

Maré negra: Barack Obama garante que Governo está totalmente mobilizado

O Presidente Barack Obama defendeu hoje vigorosamente a sua administração das críticas de que está a ser demasiado lenta a agir no Golfo do México e insistiu que tem “todas as frentes mobilizadas” contra a maré negra.

Na sua mensagem semanal aos norte-americanos, via rádio e Internet, Obama disse que a sua administração pôs a funcionar a maior resposta a um desastre ambiente na história dos Estados Unidos. Mais de 1900 navios e 20 mil pessoas estão a ajudar a limpar o crude que está a ser libertado por uma fuga no poço petrolífero da BP, desde 22 de Abril, enquanto mais de um milhão de metros de barreiras de contenção foram distribuídos pelas zonas costeiras.

Além disso, Obama autorizou a mobilização de 17.500 militares da Guarda Nacional norte-americana.

Mas apesar destes números, as sondagens mostram, de forma consistente, que a maioria dos norte-americanos está descontente com a forma como o Presidente está a lidar com a crise, que já dura há 47 dias, causando devastação ambiental e da indústria pesqueira e turística da região. Mais de 60 por cento dos inquiridos acredita que a BP e Obama não estão a fazer o suficiente para limpar o derrame, de acordo com a sondagem da CBS, publicada ontem.

Hoje, o Presidente voltou a sublinhar a sua vontade em fazer com que a BP pague “cada cêntimo que deve às pessoas ao longo da Costa do Golfo do México”. Na verdade, esta mensagem já fez parte do seu discurso de ontem, quando esteve no estado da Luisiana, o mais afectado pela maré negra, pela terceira vez no espaço de um mês. “Isto foi um desastre para esta região e as pessoas estão, compreensivelmente, assustadas e preocupadas com os próximos meses”, reconheceu Obama. “Estou absolutamente confiante na capacidade de resiliência desta região a longo prazo mas se garantirmos que a BP faz a coisa certa, então será muito mais fácil recuperarmos”. Por isso, “a Administração Obama vai fazer com que a BP assuma as suas responsabilidades” económicas para com estas pessoas. “Tendo em conta que eles (BP) não previram os riscos, não quero que outros suportem os custos desses riscos que eles tomaram. Quero garantir que eles pagam por isso”.

Quanto aos progressos da BP em conter a fuga de crude, a 1500 metros de profundidade, Obama declarou ontem que “ainda é demasiado cedo para estarmos optimistas”. A Guarda Costeira norte-americana disse que a cúpula de confinamento colocada sobre a fuga está a recolher cerca de mil barris por dia, ou seja, cerca de cinco por cento dos 19 mil barris que o Governo estima estarem a ser libertados. No entanto, há cientistas que falam num número máximo de cem mil barris diários.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário