terça-feira, 1 de junho de 2010

Pela primeira vez a qualidade da água das praias de Cascais é “excelente”


O concelho de Cascais tem, pela primeira vez, todas as suas praias com a classificação de “excelente” para a qualidade de água depois de terem sido feitas as obras na ribeira das Vinhas, considerada responsável pela contaminação do mar.

De acordo com o vereador do Ambiente e vice-presidente da câmara, Carlos Carreiras, as obras realizadas da ribeira das Vinhas, situadas debaixo do Centro Comercial Cascais Villa, permitem, agora, que as águas provenientes do espaço comercial possam ir directamente para o mar sem ser contaminadas pelo sistema unitário de águas sujas da baixa de Cascais.

“Pela primeira vez, temos todas as nossas praias com excelente qualidade de água e até a praia dos Pescadores - interdita a banhos há mais de 10 anos - tem agora uma boa água, o que era impensável”, disse o autarca.

Assim, as praias da Duquesa, Conceição, Rainha e Pescadores, as principais afectadas pela poluição proveniente da ribeira das Vinhas, têm agora a água do mar própria para banhos.

Carlos Carreiras anunciou ainda que, durante toda a época balnear, a monitorização das águas do mar vai ser feita diariamente em todas as praias do concelho, por técnicos das empresas Saneamento da Costa do Estoril (Sanest), pela Administração Regional Hidrográfica do Tejo e pelas Águas de Cascais.

Além disso, segundo Carlos Carreiras, “todas as praias terão uma placa informativa com valores das análises recolhidas”.

O objectivo, adiantou o responsável, é “reforçar os factores de confiança da população”.

Num gesto simbólico para marcar a abertura da época balnear com boa qualidade das praias, Carlos Carreiras substituiu, na segunda-feira, a placa de proibição de entrada no mar na praia dos Pescadores por uma placa informativa da qualidade da água.

Desta forma, de Carcavelos ao Abano, as 16 praias que percorrem a linha da Costa do Estoril garantem boa qualidade, quer da água do mar, quer dos seus areais, sem restrições aos banhistas.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário