domingo, 6 de junho de 2010

Vivemos actualmente a sexta grande extinção do planeta


O planeta Terra está a viver a "sexta grande extinção" devido às doenças e actividades humanas, que estão a devastar espécies vulneráveis, diz uma compilação de estudos feita por cientistas, em 2009, e publicada no jornal Conservation Biology.

O hemisfério sul é aquele que está vulnerável ao risco, com a Austrália, Nova Zelândia e as ilhas do Pacífico vizinhas a poderem tornar-se os locais mais afectados pelo perigo de extinção, diz o relatório da Universidade de South Wales, de Sydney (Austrália). Os ecossistemas da Polinésia, Micronésia e Melanésia precisam com urgência de medidas de protecção efectivas e urgentes, ou o recorde de extinções poderá aumentar.

Com base em 24 mil documentos, os cientistas analisaram a fauna e flora nativas da Australásia e da ilhas do Pacífico, a sexta região do mundo mais rica em biodiversidade. O estudo identificou seis causas de extinção das espécies: "Estas espécies estão a ser ameaçadas pela perda e degradação do habitat, espécies invasivas, alterações climáticas, sobreexploração, poluição e doenças das próprias espécies selvagens", enumera Richard Kingsford, autor principal, que alertou para o facto de a região poder sofrer a maior extinção de toda a Terra.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário