terça-feira, 27 de Julho de 2010

Dia Nacional da Conservação da Natureza: Tartarugas vão ser devolvidas ao mar


Duas tartarugas marinhas reabilitadas no parque do Zoomarine, no Algarve, vão ser devolvidas ao mar a bordo de um navio militar na quarta feira, Dia Nacional da conservação da Natureza.

As duas tartarugas-comuns, da espécie Caretta caretta, embarcam em Portimão no navio da Marinha de Guerra Portuguesa “NRP João Roby”, na presença dos secretários de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e da Defesa Nacional e Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, entidades que farão a devolução pelas próprias mãos, disse à Lusa Élio Vicente, biólogo marinho e diretor de ciência e educação do Zoomarine.

“Hope”, a tartaruga que em janeiro um grupo de pescadores de Tavira encontrou presa num emaranhado de redes com a barbatana peitoral esquerda danificada e que teve de ser amputada, é um dos animais que vai ser devolvida ao habitat natural.

Mas “Hope” – em português esperança – que entrou com cinco quilos e meio de peso, mas volta ao mar com o dobro, não regressa sozinha, pois “Hércules”, a tartaruga recolhida em Sines também por pescadores, vai fazer-lhe companhia.

As tartarugas vão ser largadas a 12 milhas a sul de Portimão – cerca de 20 quilómetros -, voltando a mergulhar nas águas do Atlântico, perto das 9h30.

Na missão contra a extinção das espécies participa também o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e da Marinha de Guerra Portuguesa.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário