sexta-feira, 2 de julho de 2010

Finlândia aprova construção de dois novos reactores nucleares

O Parlamento finlandês autorizou hoje a construção de dois novos reactores nucleares, exigidos pelo Governo - para ajudar o país a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa – mas criticados pelos defensores do Ambiente.

A nova primeira-ministra Mari Kiviniemi saudou este sentido de voto que lhe vai permitir aumentar a produção de energia nuclear do país. “É uma das decisões mais importantes do meu Governo porque isso vai melhorar, verdadeiramente, a competitividade da Finlândia, criar novos postos de trabalho e aumentar o crescimento do PIB”, disse Kiviniemi.

A companhia TVO deverá construir o seu quarto reactor em Olkiluoto (no Sudoeste), enquanto a Fennovomia vai instalar o seu em Pyhäjoki ou Simo, no Norte do país. Esta empresa quer começar a construir o reactor em 2014, a fim de produzir electricidade em 2020.

Cada projecto foi avaliado por votos de consciência e não partidários. O projecto da Fennovomia foi aprovado com 121 votos favoráveis, 71 contra e duas abstenções, enquanto o da TVO recebeu 120 votos a favor, 72 contra e duas abstenções.

“Estou muito decepcionada”, comentou a ministra do Trabalho Anni Sinnemäki, que também dirige o partido os Verdes. “Penso que um resultado contrário (um “não” dos deputados aos dois projectos) teria sido melhor para a Finlândia”. Tanto mais que, acrescentou, a população finlandesa é maioritariamente contra o nuclear. “Isto mostra o fosso que existe entre a população e os decisores”.

Mas mesmo a própria Kiviniemi, antes de ser primeira-ministra, era contra o nuclear. Acontece que hoje “estamos obrigados a atingir um nível de produção de 38 por cento de energias renováveis. Lutamos contra o aquecimento global e devemos utilizar a energia nuclear”, comentou.

A Finlândia já tem quatro reactores nucleares, construídos nos anos 70, e está em construção um reactor de nova geração pela Areva e pela Siemens.

Fonte: AFP

0 comentários:

Enviar um comentário