quinta-feira, 8 de julho de 2010

Incêndio está a ameaçar Pantanal no Paraguai


Um gigantesco incêndio que deflagrou na Bolívia está a ameaçar a parte paraguaia do santuário vegetal do Pantanal, uma região onde existem milhares de espécies de fauna e flora.

“O incêndio avançou pela zona do rio Negro, na fronteira entre o Paraguai e a Bolívia. Estende-se ao longo de 15 quilómetros e não está a mais do que 26 quilómetros a Norte da estação Três Gigantes no Pantanal”, anunciou a ONG Guyra Paraguai, citada pela AFP.

O incêndio foi intensificado pelos ventos de cerca de 30 quilómetros por hora que sopram de Norte, adiantou esta organização paraguaia de defesa da biodiversidade.

No ano passado, um incêndio idêntico, com origem na Bolívia, também afectou a parte paraguaia do Pantanal, que se estende da Bolívia ao Brasil e ocupa cerca de 200 mil quilómetros quadrados, recordou Roberto Segóvia, oficial da polícia de Bahia Negra, região a que pertence a estação de Três Gigantes. Esse incêndio deveu-se a uma seca prolongada que afectou aquela região no Norte do Paraguai.

O Pantanal é considerado uma das maiores riquezas do mundo em termos de biodiversidade e é visitado anualmente por inúmeros turistas. O ano passado um grupo de ambientalistas criou a ONG SOS Pantanal no Brasil, onde cerca de 17 por cento da zona florestal, mais de 25 mil quilómetros quadrados, foi já destruída e deu lugares a plantações de soja ou pastagens.

Segundo um relatório da organização Conservação Internacional, se o ritmo de plantação se mantiver toda a vegetação do Pantanal brasileiro desaparecerá em 45 anos.

Fonte: AFP

0 comentários:

Enviar um comentário