sexta-feira, 2 de julho de 2010

Peixes têm aparecido mortos na barragem de Montargil


Peixes de pequena dimensão, denominados Ablete, estão a aparecer mortos na barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor (Portalegre), revelou a GNR, que desconhece a origem da mortandade.

“Os peixes estão a aparecer naquela albufeira há mais de uma semana doentes e outros mortos”, disse o major Carlos Belchior, do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

À partida, segundo o major Carlos Belchior, não há indicações que levem a afirmar que existe algum perigo para a saúde pública.

De acordo com a mesma fonte, a água da barragem encontra-se em “boas condições”, e a mortandade registada cinge-se, unicamente, àquela espécie. “Estão a ser feitas várias análises aos peixes, mas os resultados ainda não são conhecidos”, disse.

Os pescadores que frequentam a barragem de Montargil têm sido avisados pelos agentes do SEPNA que patrulham o local, no sentido de não consumirem aquela espécie de peixe por “precaução”.

Ao longo dos últimos dias, a barragem de Montargil tem recebido, em número superior, a visita de cegonhas e garças, aves que se alimentam desta espécie, mas não há mortes a registar pela ingestão deste alimento.

A espécie Ablete é muito frequente em grande parte da Europa. Este peixe alimenta-se, principalmente, de larvas e insectos que vão caindo na água, de detritos vegetais e também de pequenos moluscos e algas.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário