domingo, 8 de agosto de 2010

Acção SOS Alviela 2010 irá vigiar poluição do rio


A Acção SOS Alviela 2010 será lançada no dia 12, pelas 18h30, na sede da Junta de Freguesia de Vaqueiros. Com esta iniciativa, o rio Alviela será um rio vigiado durante o mês de Setembro, recorrendo à metodologia do Projecto Rios e à vigilância continuada da Sociedade, para se actuar logo no primeiro troço de rio que fica afectado pela poluição.

A Acção SOS Alviela 2010 visa mitigar o impacte de uma possível descarga poluente no rio Alviela, tendo como base de actuação a congregação de esforços entre as entidades com competência na gestão dos recursos hídricos e a participação activa da população, em particular das populações ribeirinhas.

Este projecto de carácter pró-activo e construtivo no que diz respeito a disponibilizar um procedimento de resposta a uma possível descarga poluente grave no rio Alviela que permita o salvamento de exemplares de espécies autóctones, em particular a boga portuguesa – Iberochondrostoma lusitanicum.

No que diz respeito ao envolvimento dos cidadãos é de notar a disponibilização de tanques com água limpa, por parte dos proprietários; constituição de um grupo de voluntários de vigilância constituído por pescadores e caçadores e pelos grupos de participação no projecto Internacional, Projecto Rios, que a área de ambiente da Câmara Municipal de Santarém, tem vindo a mobilizar junto da população e da comunidade escolar.

A Câmara Municipal de Santarém tem apostado decisivamente na construção de uma Estratégia de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável para o rio Alviela, sendo que a participação pública activa e informada é o pilar para a resolução da problemática grave de poluição do rio Alviela e garantirá a reabilitação deste ecossistema, devolvendo o rio às populações.

Tendo em consideração que o mês de Setembro é marcado por episódios de poluição grave que resultam na mortandade de peixes, devido à conjugação de factores desfavoráveis no meio hídrico, que originam falta de oxigénio, e uma vez que as intervenções previstas no Protocolo entre o Instituto da Água, I.P. (INAG, I.P.), a Administração da Região Hidrográfica do Tejo, I.P: (ARH do Tejo, I.P.), a Câmara Municipal de Alcanena (CM Alcanena) e a Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena (AUSTRA) para a Reabilitação do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, se encontram em curso, considerou a Câmara Municipal de Santarém oportuno o lançamento da Acção SOS Alviela 2010.

Destaca-se o êxito alcançado com a Acção “SOS Alviela – O Nosso rio Alviela não está só!” em 2009, pelo facto de não se terem registado episódios de mortandade de peixes que se registaram em anos anteriores, nomeadamente a 8 de Setembro de 2008. Esta acção teve o apoio do Centro de Biociências do Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, da Administração de Região Hidrográfica do Tejo (ARH do Tejo), da GNR-SEPNA – Comando Territorial de Santarém, da Resitejo, do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), o qual congratulou a Câmara Municipal de Santarém pelo adequado procedimento para o salvamento de peixes autóctones em situações de emergência, realça-se ainda, o contributo imprescindível da Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA (EPAL) que manteve o caudal ecológico do rio Alviela.

Fonte: O Ribatejo

0 comentários:

Enviar um comentário