quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Afinal a mata do Cabril no Gerês continua a arder


Embora o incêndio na Mata do Cabril - PNPG (que já lavrava desde o dia 13 de manhã)  fosse considerado "Dominado" pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) ás 18:55 do dia 17 , o facto é que, passados 2 dias, ainda continua com frentes activas segundo a mesma instituição:

Situação operacional em 19/8/2010 (hoje)

11:15 -  Existem ainda duas frentes neste incêndio: uma virada a Noroeste, com início na linha de água, a ser contida por um aceiro, com o apoio de uma máquina de rasto e pessoal apeado e uma segunda virada a Nordeste. Os trabalhos de consolidação de ambas as frentes estão a ser desenvolvidos sobretudo com o recurso a pessoal apeado e com apoio pontual de um meio aéreo, mantendo toda a área em permanente monitorização.

18:14 - Durante o dia foi feita uma faixa de contenção ao longo do Rio Cabril, até ao enfiamento com o Rio Escada, com o objectivo de conter a frente Noroeste. Na frente Nordeste continuou-se o combate directo pelos bombeiros, GIPS e Sapadores Florestais. A situação evolui favoravelmente. Mantêm-se a vigilância activa.

No blogue "Carris" (http://carris-geres.blogspot.com/), que tem acompanhado a par e passo o desenrolar dos incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês, podem-se visualizar fotos tiradas entre as 16:00 e as 16:38 de hoje, que comprovam as colunas de fumo existentes no local: Ver aqui

Afinal, embora "dominado", o incendio do Cabril parece teimar em não se extinguir, até provávelmente consumir toda a mata.

Francisco Barros

0 comentários:

Enviar um comentário