quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Centenas de peixes mortos aparecem junto a paredão da barragem de Alqueva

Centenas de peixes, sobretudo das espécies sável e savelha, têm aparecido mortos na zona do paredão da albufeira de Alqueva, no concelho de Moura (Beja). As autoridades relacionam a mortandade com as altas temperaturas dos últimos dias.

“Os peixes mortos foram detectados quarta-feira junto ao paredão da barragem de Alqueva e, em menores quantidades, ao longo das margens da albufeira”, disse hoje o oficial de relações públicas do Comando Territorial de Beja da GNR, major José Candeias.

O caso foi comunicado à Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo. Paula Sarmento, a presidente da ARH, explicou que “nestas alturas do ano, com períodos prolongados de temperaturas elevadas, é habitual a ocorrência de fenómenos de mortalidade de algumas espécies de peixes”. “O facto de terem morrido apenas duas espécies, o sável e savelha, indica que o problema está relacionado com uma condição específica do meio, essa condição é quase seguramente a temperatura”.

Adiantando que “tudo indica que não se trata de poluição”, Paula Sarmento revelou que não será necessário proceder à recolha de amostras de água, alegando que as causas para a mortalidade dos peixes estão, praticamente, encontradas.

A ARH do Alentejo e a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) vão ainda hoje retirar os peixes mortos da albufeira e “manter-se vigilantes e a acompanhar de perto a situação”, garantiu.

O “Correio da Manhã” avança hoje que as autoridades estão a investigar a elevada mortandade piscícola no rio Ardila, afluente da bacia hidrográfica de Alqueva, registada há três semanas.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário