Naturlink, CEAI – Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, Universidade de Évora
Em 24 de Setembro de 2010 decorrerá na Universidade de Évora uma conferência onde será efectuado um ponto da situação da conservação dos vertebrados terrestres em Portugal, e será apresentado e discutido um conjunto excepcional de trabalhos que procuram garantir a sua preservação.
Com tendências populacionais distintas consoante as espécies e as regiões, os vertebrados terrestres da Fauna Portuguesa têm sido objecto de diversos estudos e acções de conservação durante as últimas décadas, alguns dos quais decorrem há já mais de trinta anos. Um maior conhecimento sobre a biologia e gestão destas espécies, tem sido não raras vezes acompanhado por um crescimento e/ou modificação das ameaças a que estão sujeitas as suas populações e os ecossistemas em que se integram, tornando muito importante a realização de um ponto da situação e de uma discussão alargada sobre o passado, presente e futuro da sua conservação em Portugal.
Neste contexto, e associado à iniciativa 2010 - Ano Internacional da Biodiversidade, o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, a Universidade de Évora e a Naturlink estão a organizar a conferência “Conservação de Vertebrados Terrestres Ameaçados em Portugal: Situação Actual e Perspectivas”, na qual serão apresentados os resultados de diversos projectos e linhas de trabalho relativos à ecologia, monitorização e conservação destes animais, discutindo as principais ameaças a que têm sido sujeitos e como as enfrentar. A conferência decorrerá no próximo dia 24 de Setembro de 2010, no auditório do Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora.
Pretende-se que este evento seja não só muito útil e interessante para técnicos e investigadores que trabalham ou venham a trabalhar com vertebrados terrestres, bem como para planeadores, empresários, gestores do território, professores e estudantes, chamando a atenção da opinião pública para as acções e projectos que têm sido realizados no nosso País e para a importância da conservação da nossa Fauna.
O Programa da Conferência é o seguinte:
08h30 - Recepção dos Participantes
10h00 - Sessão de Abertura
10h15 - "Business & Biodiversity: conservar partilhando responsabilidades"
Tito Rosa, ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade
10h40 - "Conservação da Herpetofauna em Portugal: Situação Actual e Perspectivas"
José Teixeira, CIBIO - Universidade do Porto
11h05 - "O que vale um rato? Conservação de Microtus cabrerae em paisagens agrícolas Mediterrânicas"
António Mira e Ricardo Pita, UBC e ICAAM - Universidade de Évora, e Pedro Beja, CIBIO - Universidade do Porto
11h30 - Pausa para café
11h50 - "Conservação do Priôlo na ilha de S. Miguel: uma história de sucesso?"
Jaime Albino Ramos, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e IMAR - Universidade de Coimbra
12h15 - "Enfermedades en el contexto de la fauna amenazada: de la regulación a la extinción"
Ursula Hofle, IREC – Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos
13h00 - Almoço livre
15h00 - "Conservação do Francelho na região de Évora"
Ana Rita Sanches, LPN Alentejo – Liga para a Protecção da Natureza, e Natália Melo, CEAI – Centro de Estudos da Avifauna Ibérica
15h25 - "Conservação Participativa: o exemplo da Águia de Bonelli em Portugal"
Luís Palma, CEAI - Centro de Estudos da Avifauna Ibérica
15h50 - "Situação actual do Coelho-bravo em Portugal: implicações para a conservação e gestao das suas populaçoes"
Paulo Célio Alves, CIBIO - Universidade do Porto, Catarina Ferreira, CIBIO - Universidade do Porto e IREC – Instituto de Investigación en Recursos Cinegéticos
16h15 - Pausa para café
16h35 - "O futuro do Lince em Portugal - Plano de Acção para a conservação do Lince-ibérico"
Lurdes Carvalho, ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade
17h00 - "O Lobo em Portugal: novos desafios na investigação e conservação de um carnívoro ameaçado”
Francisco Álvares, Helena Rio-Maior e Raquel Godinho, CIBIO - Universidade do Porto
17h25 - Conclusões e encerramento dos trabalhos
Para além das comunicações a apresentar pelos oradores convidados, os participantes que o desejarem poderão apresentar um resumo dos seus trabalhos realizados sobre este tema através de posters (dimensões máximas 70x90 cm). O conteúdo dos posters não será sujeito a peritagem por parte da organização, sendo da inteira responsabilidade dos autores.
O custo das inscrições é de 29 euros para estudantes de grau académico igual ou inferior a mestrado (que deverão enviar cópia de comprovativo actualizado quando do envio da ficha de inscrição e respectivo pagamento) e de 48 euros para os restantes participantes (os valores indicados já incluem o IVA). O pagamento deverá ser efectuado através de envio de cheque ou vale postal emitido à ordem da Naturlink, ou através de transferência bancária para a conta de NIB 004551204022238160594 (com envio do comprovativo de transferência por e-mail, fax ou correio).
As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 10 de Setembro de 2010, preenchendo e enviando a Ficha de Inscrição que poderá descarregar aqui.
De notar que, entre outra documentação, será entregue a cada um dos participantes da Conferência um exemplar do livro “A Águia de Bonelli no Sul de Portugal”, editado pelo CEAI e de autoria de Luís Palma.
O secretariado do Seminário é garantido pela Naturlink e os respectivos contactos são os seguintes:
Naturlink
Rua Robalo Gouveia, 1-1º A
1900-392 Lisboa
Telefone: 217991100
Fax: 217991119
E-mail: naturlink@naturlink.pt
0 comentários:
Enviar um comentário