quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Incêndios florestais extintos em Areas Protegidas na América Latina

Já estão sob controle os incêndios na Terra Indígena Enawenê-Nawê/MT, Parque Nacional das Emas/GO e Serra Geral do Tocantins/TO.

Mais três incêndios florestais foram extintos entre ontem (16) e hoje (17), na Terra Indígena Enawenê-Nawê/MT, Parque Nacional das Emas/GO e Serra Geral do Tocantins/TO.

Já estão sob controle os incêndios no Parque Indígena do Xingu/MT, Parque Nacional Itatiaia/RJ, Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba/PI e, em Tocantins, no Parque Estadual Serra do Lajeado, Serra do Lajeado e Serra do Carmo. Os dados são do Centro Nacional de Combate e Prevenção aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo), que informou ainda ter sido proposta a implementação de um Centro Integrado Multiagência (Ciman) para combater os incêndios no Pará.

Em comparação aos últimos dez anos, 2010 é o ano que possui a terceira maior incidência de focos de incêndio registrados entre os dias 01 de janeiro e 16 de agosto. São mais de 235 mil, um resultado 197% maior do que o ano de 2009 (79 mil). Somente os 17 primeiros dias de agosto deste ano concentraram 114 mil focos. Os outros anos de maior incidência foram 2004 (316 mil) e 2005 (243 mil). O ano 2000 foi o que apresentou a menor quantidade de focos, com apenas 20 mil para o período analisado. Esses dados fazem parte de um relatório elaborado pelo Prevfogo para análise da situação dos incêndios florestais.

Desde o início de agosto, os estados que possuem mais focos de calor mostrados por satélite são Pará (32,8 mil), Mato Grosso (25,5 mil), Tocantins (15,2 mil), Rondônia (6,1 mil) e Maranhão (5,9 mil). São 621 brigadistas do Prevfogo trabalhando diretamente no combate aos incêndios, além de helicóptero, viaturas e equipamentos do Ibama. As instituições parceiras (ICMBio, Defesa Civil, Organizações Estaduais de Meio Ambiente e Funai) possuem mais 300 homens no combate, que também conta a ajuda de nove aviões cisterna. Outros 275 brigadistas estão atuando em diversos municípios em ação preventiva.

ASCOM

0 comentários:

Enviar um comentário