sábado, 9 de outubro de 2010

Foca morta encontrada na Vala de Salvaterra de Magos


Um pescador da Vala de Salvaterra de Magos encontrou na água uma foca morta na noite de dia 7 de Outubro e arrastou o animal até ao cais. Na manhã desta sexta-feira, a presença da foca atraiu a atenção de muitos curiosos que nunca tinha visto aquela espécie junto ao Tejo, quanto mais dentro da vala.

Vigilantes da natureza da reserva do Estuário do Tejo, ao serviço do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade acorreram ao local após informação do serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) do destacamento da GNR de Coruche.

“Não sabemos que se possa ter passado já que nunca ocorreu uma situação semelhante com uma animal desta espécie. Provavelmente por alguma situação errante e de desorientação subiu o Tejo e morreu de causas ainda desconhecidas”, comentou o vigilante a O MIRANTE. Recolhidos dados do animal, apurou-se que tem 2,20 metros de comprimento e um peso estimado de 200 quilos.

O cadáver do animal foi removido do cais com recurso a uma retroescavadora e foi transportado para a Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, onde será efectuada a necrópcia para apurar a causa da morte.

Um pescador da Vala de Salvaterra de Magos afirmou-se espantado com a situação, que nunca tinha vivido. “Ficámos admirados de ver uma foca aqui. Quanto muitos vemos lontras e outros animais, focas é que nunca”, garante.

Outro morador de Salvaterra de Magos garantiu a O MIRANTE apenas golfinhos tinham por hábito subir o Tejo mas essa situação remonta aos anos 40 do século XX.

Vídeo em: http://www.omirante.pt/omirantetv/entrevista.asp?idgrupo=2&IdEdicao=54&idSeccao=514&id=41086&Action=noticia

Fonte: O MIRANTE

2 comentários:

  • Que é momento único é!!!!!!!!!!!!!
    Estranho é ver um Vigilante da Natureza que como técnico deveria saber que não deve manusear animais sem equipamento de protecção básico (luvas) e pelo que pode verificar é mesmo à português! desenrascanso!!! é mesmo com o que temos à mão! ou seja nada!!!
    Será que o ICNB equipa os vigilantes com equipamentos básicos (luvas - 0,50€)para realizarem o seu trabalha com as minimas condições de segurança?
    Será que a APGVN, que levou ao conhecimento do BE, de quem se tem muito falado destas medíocres situações de trabalho?
    O que é o ICNB?
    Peço desculpa, mas escreve um senhor identificado como ... Martins, pelo que posso verificar e desde já não sabendo que é! mas que transparece qe o ICNB está a funcionar muito bem! Fiz uma pesquisa e verifiquei que este senhor já foi presidente da APGVN!,e questiono esse senhor o que é que ele conseguiu como presidente?
    1º Fardamento;
    2º Condições de trabalho;
    3º Afirmação da carreira;
    4º Onde trabalha hoje;
    5º Categoria e se ainda é Vigilante da Natureza?;
    6º Qual a ligação com o ICNB?;
    (...)
    Enfim, vivemos num faz de conta!!!!!!!!

    10 de outubro de 2010 às 00:29

  • Caro Anónimo, os verdadeiros Vigilantes da Natureza sabem bem quem é o João Martins, o que tem feito, o que faz,onde está, o apoio que dá a todos, o que pensa do ICNB, etc a todas as suas perguntas.
    Os outros Anónimos estranhamente comentam notícias de VN sem ouvir o que se diz e parecem preocupados em destruir aqueles que com esforço e brio continuam a levar a cabo a sua missão.
    Com os meus cumprimentos e na esperança de no futuro poder esclarecê-lo pessoalmente, Caro Anónimo.

    14 de outubro de 2010 às 10:43

Enviar um comentário