quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mais de 1 dezena de gaivotas aparecem mortas na Ria Formosa


Autoridades marítimas recolhem aves para análise e apuramento da causa das mortes


Cerca de uma dezena de gaivotas apareceram mortas esta terça-feira na Praia de Faro e junto à Ria Formosa, o que levou as autoridades marítimas a recolher os cadáveres das aves para análise e apuramento da causa das mortes.
Em declarações à Lusa, o responsável pela Autoridade Marítima do Sul, Marques Ferreira, adiantou que hoje a Polícia Marítima detectou algumas gaivotas mortas no Ludo, junto à Ria Formosa, e na Praia de Faro, que vão ser recolhidas e levadas ainda hoje para o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) com a finalidade de ser investigada a cauda de morte das aves.
«Pode ser coincidência, mas também pode ser um vírus transmitido na cadeia alimentar, como através das plantas ou peixes que ingerem», considerou a mesma fonte, realçando a importância de apurar a causa da morte das aves marinhas.
Para o biólogo marinho Élio Vicente, a causa mais provável para o aparecimento de gaivotas mortas neste período do ano poderá ser o temporal dos últimos dias e o facto das aves juvenis ainda não «aguentarem as agruras das tempestades do inverno».
«Os juvenis têm ainda poucas reservas de gordura para as agruras do frio e provavelmente estas mortes podem estar relacionadas com o temporal dos últimos dias», considerou o biólogo marinho.

Fonte: TVI 24

0 comentários:

Enviar um comentário