O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) está a ultimar um programa de fogo controlado numa área protegida portuguesa, provavelmente o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O anúncio foi feito pelo presidente do ICNB, Tito Rosa, durante a conferência de Navashni Govender, responsável pelo departamento de Fire Ecology do Parque Kruger, na África do Sul. O evento fez parte do ciclo de conferências Futuro Verde, uma iniciativa do ICNB com o apoio do BES.
Segundo o responsável, o programa conta já com o apoio – e financiamento – de duas empresas e irá decorrer, pelo menos, durante três anos. O Centro de Ecologia Aplicada Professor Baeta Neves e várias outras instituições serão parceiros, enquanto peritos internacionais no tema, como a própria Navashni Govender, virão a Portugal colocar o seu know how à disposição do projecto.
“O projecto será no Parque Nacional da Peneda-Gerês porque este está muito ligado ao pastoreio”, explicou Tito Rosa.
Antes, já o responsável tinha referido que era necessário “estudar o fogo nas áreas protegidas”, até porque “a ecologia dos fogos é muito mais do que as pessoas pensam”.
“Queremos demonstrar que é possível integrar a gestão dos ecossistemas com a tradição de quem vive nas área protegidas”, explicou.
“Este projecto é um primeiro passo, e a prova de que não é preciso investir milhões, apenas alguns milhares”, concluiu Tito Rosa.
Said
Prontos!!! Descobrirarm a polvora!
Até parece que não se faz fogo controlado à anos no ICN!
Peritos internacionais? Nacionais? Sim todos ajudam. Já agora não se esquecam da prata da casa, dos que sabem de fogo e dos que são contra o fogo.