terça-feira, 23 de novembro de 2010

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Floresta Autóctone


    No âmbito deste dia são desenvolvidas diversas actividades em vários pontos do país, para divulgar a importância da conservação das florestas naturais.


    O Dia da Floresta Autóctone foi instituído para promover a conservação das florestas naturais, realçando a sua importância económica e ambiental e a necessidade de as proteger.

No âmbito do Dia Internacional da Floresta Autóctone, a Cascais Natura desafiou escolas, empresas, instituições e o público em geral a envolver-se activamente na plantação de árvores sob o mote “Já plantámos 50 mil árvores, agora é a sua vez”. Esta actividade decorre durante esta semana, na Quinta do Pisão de Cima, no Parque Natural de Sintra-Cascais (PNS-C). Para participar, tanto o público como as escolas devem inscrever-se no site da Cascais Natura.

O Município de Esposende por sua vez, vai assinalar este dia com a realização de várias acções, de 18 a 30 de Novembro, para sensibilizar os mais jovens para a importância das espécies autóctones no equilíbrio da floresta e da elevada biodiversidade associada aos espaços florestais. Estas actividades têm como objectivo fomentar o conhecimento dos ecossistemas florestais e promover a preservação do património natural do concelho.

A Câmara Municipal de Lisboa inaugura no dia 2 de Dezembro, às 11:30, no módulo Ambiente (Jardim Vasco da Gama) a Rota da Biodiversidade, o primeiro percurso pedestre homologado na capital. Esta Rota, que “liga” o Parque Florestal de Monsanto e o rio Tejo, estende-se ao longo de 14 Km, passando por 18 pontos de interesse assinalados. Ao longo do percurso existem vários painéis informativos e interpretativos com indicação da fauna e flora existentes nesses locais. A inauguração será precedida pelo visionamento do filme “A maior Flor do Mundo”, de José Saramago, e terminará com o percurso conduzido por professores da FCUL até ao Rio, pela Rota, onde serão libertadas várias gaivotas recuperadas pelo CRAS de Lisboa. A acção “Plantar uma árvore” com alunos de escolas de Lisboa está agendada para Sexta-feira dia 26 de Novembro, às 9:30, no Parque do Calhau.



Fonte: Câmara Municipal Lisboa – CI, Município de Esposende – CI, CascaisNatura –CI, Isabel Palma.

0 comentários:

Enviar um comentário