quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Parque Biológico da Serra da Lousã prepara “casa” para três ursos-pardos


    No Parque Biológico da Serra da Lousã, já foram iniciadas as obras necessárias à criação de instalações para receber os três ursos-pardos que, durante cinco anos, viveram enjaulados em condições precárias, numa localidade de Marco de Canaveses.


Os três animais foram transferidos, temporariamente,para o Jardim Zoológico de Lisboa, onde estão em quarentena, mas estima-se que a sua transferência para instalações definitivas, em Miranda do Corvo, possa vir a acontecer por altura da Páscoa de 2011, confirmando a informação avançada pelo nosso Jornal há cerca de dois meses.

Este pode ser o aguardado desfecho para uma história que chegou, inclusivamente, a motivar fortes protestos e acções na Internet, através de redes sociais como o Facebook, alertando para um problema de bem estar animal.

Os animais pertenciam ao circo Magic, contudo, com a entrada em vigor de nova legislação em Portugal, relacionada com o licenciamento para a utilização de animais em espectáculos, os três ursos foram apreendidos e confinados a uma pequena jaula, tendo ficado ao cuidado do tratador e proprietário do circo, a aguardar uma solução definitiva pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB).

Há cerca de dois meses, a solução para este problema de bem-estar animal surgiu depois de o ICNB ter contactado a Fundação ADFP, entidade gestora do parque biológico de Miranda do Corvo, aferindo da disponibilidade para acolher os três ursos-pardos.

Tendente à mudança dos animais para a sua casa definitiva, no Parque Biológico da Serra da Lousã, estão a ser construídos os abrigos e demais estruturas necessárias.

Porque a obra terá um custo significativo, a Fundação ADFP submeteu uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER) e solicitou apoio financeiro a empresas da área do ambiente, que têm revelado preocupações com a qualidade da vida animal.

“Se as obras decorrerem dentro da normalidade, os três ursos-pardos vão chegar ao Parque Biológico da Serra da Lousã ainda antes da Páscoa, onde viverão num habitat semelhante ao que caracteriza a sua espécie, com todas as condições para serem visitados por todos os interessados em conhecer a vida selvagem do nosso país”, explica, em comunicado, a instituição.

O urso-pardo é uma espécie que habitou o território nacional até ao séc. XVIII. Recentemente, têm vindo a ser registadas incursões destes animais no Parque Natural de Montesinho (Bragança), vindos de Espanha.

O Parque Biológico da Serra da Lousã é uma das valências da Quinta da Paiva, um projecto dinamizado pela Fundação ADFP em parceria com o Município de Miranda do Corvo.

Para além da sensibilização para a protecção da natureza e divulgação da fauna e flora existentes em Portugal, este projecto permite criar emprego e actividades ocupacionais para pessoas vítimas de exclusão social, desempregados de longa duração e deficientes ou doentes crónicos, promovendo a igualdade e a sua integração.



Fonte: Jornal Campeão das Províncias

0 comentários:

Enviar um comentário