domingo, 27 de fevereiro de 2011

Comemorações do Dia Nacional do Vigilante da Natureza - Madeira

  
    Os Vigilantes da Natureza da Madeira comemoraram esse nobre dia, com a realização de uma reunião, onde debateram o futuro da carreira, almoço de confraternização e um “Madeira de honra” com uma conferência de imprensa, nas instalações da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Boa Nova, Funchal


Na reunião, o VN, Nelson Pereira, em representação da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, apresentou as propostas que consta para a negociação entre o Governo e a APGNV. A intenção foi informar os VN a situação da carreira e do ponto de negociação existente entra as partes, para que estes durante um determinado período analisem a proposta da APGVN, apresentem soluções que visem melhorar a proposta inicial. No entanto e de imediato a assembleia de VN da Madeira decidiu por unanimidade apoiar a proposta e dar voto de confiança APGVN nas negociações com o Governo, levantando algumas questões que pensam ser pertinentes; aposentação, horário de trabalho, trabalho ao fim-de-semana e extraordinário, subsídio de penosidade, ajudas de custo, avaliação profissional e um seguro de trabalho específico. Foi decidido a marcação de uma nova reunião entre os Vigilantes da Natureza da Madeira, após as jornadas técnicas de âmbito nacional a realizar em Gaia, para apresentação das novas propostas ou alterações a realizar, que se enquadre nas funções do VN da Madeira. De acordo com informações prestadas pela Secretaria Regional, esta aguarda a resolução da carreira a nível nacional, para posteriormente aplicar com as devidas alterações, se as houver, na Região Autónoma da Madeira, ficando o Secretário Regional empenhado em defender a carreira dos VN.

O almoço de confraternização decorreu com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Recurso Naturais, Dr. Manuel António, Direcção do Serviço do Parque Natural da Madeira, técnicos, restantes funcionários e de todos os Vigilantes da Natureza que se apresentavam na Ilha da Madeira. Do almoço seguiu-se para um “Madeira de honra”, para convidados e a imprensa local, onde foi apresentada uma conferência, com as intervenções do Secretário Regional e o Presidente da Associação de Vigilantes da Natureza da Madeira. O Secretário abordou e reforçou a importância das actividades dos VN no Arquipélago da Madeira, a forma como se dedicam ao trabalho e o esforço que fazem para se prestarem a estar várias semanas isolados das famílias, contribuindo não só na defesa do Património natural, como na soberania do território nacional, em alusão às estadias nas Ilhas Selvagens. O Presidente da Associação, abordou a importância de uma breve resolução para a carreira dos VN, da importância na entrada de novos VN, quatro, de um resumo das actividades do ano transacto, destacando o trabalho realizado após a intempérie de 20 de Fevereiro, no apoio ao combate ao fogo florestal de Agosto e posteriormente na recuperação dos habitats, com especial incidência na recuperação do habitat da Freira da Madeira Pterodroma madeira. Neste espaço onde decorreu a conferência estavam exposto vários expositores com referência para a flora e fauna madeirense e uma exposição fotográfica efectuada por VN, de momentos únicos do nosso património natural, conseguidas, só para quem anda neste mundo da natureza plena e claro, das suas actividades como VN.

Referência para o grau de importância que a imprensa da Região demonstrou em acompanhar esse dia comemorativo e a importância que esta dá a este corpo de fiscalização e vigilância do património natural e cultural.

Um dia marcante para os Vigilantes da Natureza, um dia marcante para a conservação da natureza, sem estes, esta estaria muito mais vulnerável, um dia marcante para a recuperação e estabilização do planeta. “Agir local, pensar global”. A nossa acção local vai reflectir e ter efeitos globais. Os decisores políticos têm de ter essa noção da representação do corpo de Vigilantes da Natureza nos dias de hoje e terão a grande responsabilidade de apoiar e fortalecer a carreira profissional com objectivo global. São pequenos paços, para a gigantesca causa que estes representam.

Funchal, 4 de Fevereiro de 2010

Vigilante da Natureza

Nelson Pereira

0 comentários:

Enviar um comentário