terça-feira, 10 de maio de 2011

O Lobo está prestes a ser removido da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas -EUA


    O US Fish and Wildlife service anunciou que vai eliminar o lobo-cincento da Endangered Species Act nos Estados do Norte das Montanhas Rochosas, propondo que o mesmo aconteça com a região Ocidental dos Grandes Lagos, o que justifica afirmando que a espécie já recuperou, o que não é, no entanto, consensual.


O lobo-cinzento, Canis lupus, foi em tempos a espécie com uma distribuição mais ampla no mundo, que englobava deste o Ocidente Europeu ao México e Estados Unidos, sendo o lobo ibérico, Canis lupus signatus, uma das mais de 30 subespécies reconhecidas na actualidade.

Na América do Norte, o lobo constitui um símbolo da Vida Selvagem, onde, à semelhança do que aconteceu noutras partes da sua distribuição, sempre despertou positivas, de admiração, mas sobretudo, negativas, causando medo no que toca à população em geral e revolta por parte dos criadores de gado cujos animais eram alvo de ataques.

Levado até à extinção em toda a sua área de ocorrência no sul dos EUA até meados dos anos 1930 – a excepção foi o Norte da região do Grandes Lagos - devido à perseguição humana, o declínio da espécie foi travado nos anos 70 devido em parte, à atribuição de um estatuto de protecção à espécie.

Com efeito o lobo-cinzento foi, em conjunto com o lobo-vermelho, uma das primeiras espécies a tornar-se protegida ao abrigo da Endangered Species Act, que prevê a elaboração programas de recuperação das espécies listadas como ameaçadas.

O projecto de recuperação mais famoso, que é considerado um exemplo bem-sucedido, foi aquele levado a cabo no Parque de Yellowstone que através de acções de reintrodução, permitiu o regresso do lobo-cinzento a uma área onde tinha deixado de ocorrer nos anos 1930.

Agora, e por considerar que o lobo-cinzento já recuperou nas regiões do Norte das Montanhas Rochosas e do Ocidente dos Grandes Lagos, o US Fish and Wildlife Service, anunciou removerá a espécie do Endangered Species Act na primeira região propondo que o mesmo aconteça com a segunda.

Este anúncio, surge na sequência da aprovação, no mês passado no Congresso de uma alteração ao orçamento anual que previa a eliminação dos lobos da região do Norte das Montanhas Rochosas da mesma lista.

No entanto, o sucesso da recuperação do lobo está longe de ser consensual, pelo que a decisão do US Fish and Wildlife Service está a ser muito contestada.

Segundo Noah Greenwald, do Center for Biological Diversity “As autoridades estão a declarar vitória mas os lobos-cinzentos ainda sobrevivem apenas em 5% da sua distribuição original e, mesmo nesses sítios existe uma ameaça real de perseguição. Remover a protecção é prematuro e impedirá a recuperação, a longo-prazo, da espécie nos Estados Unidos”

A proposta do US Fish and Wildlife Service estabeleceu também a remoção do lobo-cinzento da lista de 29 estados da parte Oriental dos Estados Unidos, baseando-se no facto de se ter recentemente concluído que o lobo que aí ocorre não é afinal uma subespécie de lobo-cinzento mas sim uma espécie distinta.

Isto implicará que qualquer lobo que aí entre proveniente do Canadá ou da região dos Grandes Lagos, possa ser imediatamente morto, explica o Center for Biological Diversity em comunicado.

Por outro lado, a pretigiada revista Scientific American afirma que todos os Estados em que o lobo será removido têm estado à espera que isso acontecesse para diminuir as populações da espécie.

Fontes: www.scientificamerican.com e www.biologicaldiversity.org

Filipa Alves

0 comentários:

Enviar um comentário