quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estão abertas candidaturas ao título de Capital Verde da Europa 2014



    “Será a sua cidade a próxima Capital Verde da Europa?” Foi com esta interrogação em jeito de convite que a Comissão Europeia abriu ontem o processo de selecção da cidade que receberá em 2014 o ceptro de Capital Verde da Europa. O prémio anual pretende incentivar as cidades europeias a tornarem-se espaços mais atraentes e saudáveis, “próprios para viver”, sintetiza a organização. Até agora, quatro cidades foram já galardoadas – Estocolmo (Suécia), Hamburgo (Alemanha), Vitória-Gasteiz (Espanha) e Nantes (França) – de 2010 a 2013, respectivamente.


Reconhecer e distinguir cidades que se encontrem na vanguarda de um habitat urbano respeitador do ambiente e que possam agir como modelos de inspiração para outras é a missão do troféu. Nas palavras do Comissário Janez Potocnik, “o prémio Capital Verde da Europa é um poderoso incentivo para convencer as autoridades locais de que um desenvolvimento urbano sustentável é a chave para um futuro de êxito”, cita um comunicado divulgado esta terça-feira em Bruxelas.

A candidatura está aberta a todas as cidades da Europa com mais de 200 mil habitantes e prolonga-se até 14 de Outubro. A escolha terá por base os resultados de 12 indicadores: contributo local para as alterações climáticas à escala mundial, transportes, zonas verdes urbanas, ruído, produção e gestão de resíduos, natureza e biodiversidade, ar, consumo de água, tratamento de águas residuais, eco-inovação e emprego sustentável, gestão ambiental por parte da autoridade local e eficiência energética. Em Junho de 2012, será anunciada a cidade vencedora.

O conceito “Capital Verde” surgiu por iniciativa de Jüri Ratas, antigo presidente da Câmara Municipal de Tallin, Estónia, em 2006. O memorando de entendimento relativo à instituição deste prémio, assinado inicialmente por 15 cidades e pela Associação de Cidades Estónias, contava em Maio de 2008, quando do lançamento do prémio, com a subscrição de 40 cidades, incluindo 21 capitais da União Europeia.



Fonte: Redacção portal arquitecturas

0 comentários:

Enviar um comentário