segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Agricultura e Ambiente: conflitos devem ser superados


    A agricultura e o ambiente têm que andar “cada vez mais de mão dada” e superar os conflitos que ainda subsistem nos dois sectores, disse ontem a ministra Assunção Cristas, na cerimónia de entrega dos Green Project Awards.
“Fazer agricultura de forma sustentável é possível, viável e bom. E o nosso futuro passa por aí”, disse a governante - que tem a seu cargo as pastas do Mar, Agricultura, Ambiente e Ordenamento do Território – em Lisboa na cerimónia da entrega dos prémios da quarta edição “Green Project Awards”. Estes são promovidos pela Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus e agência de comunicação GCI para premiar trabalhos que promovam a sustentabilidade na área ambiental.

Assunção Cristas acrescentou que “não há crescimento nem desenvolvimento se não forem sustentáveis”, tanto do ponto de vista ambiental como social. Portugal “tem muitos recursos, mas são sempre escassos” para as necessidades, pelo que “temos que cuidar muito bem deles”.

O secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, também presente na cerimónia, considerou os Green Project Awards “uma das mais importantes montras” de produtos e serviços sustentáveis e que respeitam o ambiente. “Caminhar para um crescimento económico sustentável implica o uso eficiente dos recursos. Só o investimento em recursos naturais permite um desenvolvimento sustentável mais duradouro”, acrescentou.

Transformar em energia os resíduos da produção de azeite, limpar derrames com cortiça e reduzir o desperdício de comida nos refeitórios foram os melhores projectos ambientais do país, distinguidos pela iniciativa.

Fonte: LUSA/Público

0 comentários:

Enviar um comentário