terça-feira, 13 de setembro de 2011

APGVN aguarda marcação de reunião com a Ministra Assunção Cristas


    A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza solicitou à Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Doutora Assunção Cristas uma audiência para apresentação de cumprimentos e para debater a importância dos Vigilantes da Natureza na preservação e Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Em documento enviado à Senhora Ministra a Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza refere que tem como missão a difusão do trabalho dos Vigilantes da Natureza em prol da conservação da natureza e da diversidade biológica do país, para benefício das actuais e futuras gerações. Tem também como finalidade encontrar soluções criativas e inovadoras que proporcionem o aperfeiçoamento da sua acção no terreno, nomeadamente através da aquisição de conhecimentos que possibilitem a valorização do seu papel como agentes educadores na área do património natural e cultural.
Não esquecendo que a carreira de Vigilante da Natureza é transversal a vários organismos do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e Ordenamento do Território (ICNB, CCDR’s e ARH’s) e Regiões Autónomas, identificámos objectivos comuns e propomos estratégias para que em conjunto desenvolvamos e aumentemos a cooperação entre todas as instituições. Colocamo-nos ante um repto ambicioso, que carece de envolvimento de todos os Dirigentes e Funcionários das Instituições em que os Vigilantes da Natureza desempenham funções, mas que não dispensa, antes exige a participação empenhada de todos. Estamos a trabalhar pelos e para os actores no território. Defendemos que os responsáveis pelas Instituições do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e Ordenamento do Território, os Municípios e todas as entidades que têm actividades relacionadas com a preservação do património Natural e Cultural, devem incentivar e proporcionar a colaboração de todos os Vigilantes da Natureza de modo que seja possível elaborar propostas construtivas sobre os caminhos a trilhar na Defesa do Ambiente e das nossas Tradições Culturais.
A conservação da natureza e a protecção das áreas protegidas não se faz apenas com regulamentos e campanhas de sensibilização, da mesma maneira que não se faz cumprir o código da estrada sem as polícias, os Vigilantes da Natureza são de facto imprescindíveis na preservação do Ambiente.

APGVN


0 comentários:

Enviar um comentário