terça-feira, 18 de outubro de 2011

“Os Verdes” questionam Governo sobre Vigilantes da Natureza


     José Luís Ferreira, deputado do Partido Ecologista “Os Verdes” questionou o Ministério da Agricultura sobre o número de Vigilantes da Natureza.

O Grupo Parlamentar de "Os Verdes" reuniu com a Associação Portuguesa dos Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) a qual transmitiu algumas das suas preocupações. Em Portugal continental existem cerca de 182 Vigilantes da Natureza distribuídos por: Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade – ICNB - (125), Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional – CCDR – (27) e Administrações de Regiões Hidrográficas - ARH – (30). Os Verdes consideram este número “insuficiente” para cobrir o território nacional. De acordo com a Associação Portuguesa dos Guardas e Vigilantes da Natureza seriam necessários mais 400 efectivos.

“Os Verdes” referem ainda que o Plano de Redução e Melhoria da Administração Central do Estado (PREMAC), anunciado pelo Governo, vai juntar o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade com a Autoridade Florestal Nacional (AFN), dando lugar à Direcção-Geral da Conservação da Natureza e Florestas, assim como a extinção das ARH's. Em todo este processo a Associação Portuguesa dos Guardas e Vigilantes da Natureza não foi ouvida e as tentativas para chegar à "fala com o Governo" não resultaram.

Nesse sentido o deputado pretende saber que motivos levaram o Governo a não ouvir os Vigilantes da Natureza na reestruturação dos organismos onde funcionam; se o Governo vai criar na dependência da nova Direcção-Geral um corpo de Vigilantes da Natureza a nível nacional; qual vai ser o destino dos Vigilantes da Natureza afectos às ARH's e como pensa o Governo colmatar a falta de Vigilantes da Natureza e aumentar a área de fiscalização.


Fonte: Rádio Pax

0 comentários:

Enviar um comentário