quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Toronto “zona livre de barbatanas de tubarão”

    Toronto proíbe posse, consumo e venda de barbatanas de tubarão

    A maior cidade do Canadá torna-se assim uma “zona livre de barbatanas de tubarão”, à semelhança do que já aconteceu com outras três cidades canadianas e o Estado norte americano da Califórnia.
Depois do Estado norte americano da Califórnia e das cidades canadianas de Brantford, Missisauga e Oakville, Toronto torna-se uma “zona livre de barbatanas de tubarão” após a vitória de 38-4 na votação na assembleia municipal para banir a posse, consumo e venda desta iguaria da gastronomia tradicional chinesa.
A aprovação da nova lei aconteceu apesar das ações de protesto à porta da Assembleia Municipal de quem considera que a proibição pode colocar em causa a restauração local e que a questão do finning – prática que de pesca que envolve a remoção das barbatanas de tubarão seguida da devolução do corpo ao mar onde acaba por morrer – não é um problema local.

Por seu lado, Glenn De Baeremaeker, membro da Assembleia Municipal explica a motivação da maioria dos que integram o órgão municipal “Nós fizemo-lo para garantir de que [os tubarões] não desaparecerão da face da Terra: somos parte de uma solução global para resolver um problema global (…) Esta será uma moção que será ouvida por todo o mundo”.

As associações conservacionistas concordam e saúdam a medida. “O facto de uma cidade com o tamanho e a influência de Toronto aprovar uma moção [contra] as barbatanas de tubarão é um momento histórico para o Canadá (…) Os membros da Assembleia estão a dar o exemplo de como podemos proteger os tubarões da prática de desperdício do finning” afirma Claudia Li da associação sem fins lucrativos Shark Truth.

Segundo esta organização 73 milhões de tubarões são mortos através do finning todos os anos, estando na origem de declínios populacionais que podem chegar a ser de 90%.
As multas para quem não cumprir a nova lei variam entre 5000 dólares e 100 000 dólares.
A interdição da posse, consumo e venda de barbatanas de tubarão no Canadá acontece depois pouco após a celebração da Semana de Proteção ao Tubarão em Portugal que se integra na Semana Europeia do Tubarão, e que apelou aos cidadãos que assinassem uma petição pedindo aos membros do Parlamento Europeu que atuem para proibir integralmente o finning na União Europeia.


Fontes: Filipa Alves, http://www.torontosun.com/http://www.citytv.com/, http://www.680news.com/


0 comentários:

Enviar um comentário