sábado, 4 de fevereiro de 2012

Nasceram três lontras no Fluvário de Mora, já se prepara um Lontrário


   O Fluviário de Mora anunciou hoje o nascimento de três crias do casal de lontras que usam dois célebres nomes artísticos: "Mariza" e "Cristiano Ronaldo". Chegam a tempo de estrear o novo Lontrário, actualmente em construção.
As crias das lontras-de-garras-pequena nasceram em Dezembro mas o anúncio oficial só foi feito agora. Os bebés são filhos do casal "Cristiano Ronaldo” e "Mariza" (nomes artísticos - no baptismo oficial são Nico e Nacy), junto há quase cinco anos e que, por fim, gerou descendência.
"Por ora, o trio de pequenitos ainda só vê a luz do dia a partir do seu ninho, onde têm permanecido sobre atenta guarda" dos pais, informa o Fluviário. Mas "estarão aptos a usufruir totalmente do futuro Lontrário hoje em construção e integrado nas obras de ampliação do Fluviário de Mora".
O novo habitat acolherá não apenas este casal e crias: terão como vizinha a espécie existente em Portugal, a Lontra-europeia, Lutra lutra. "Tratando-se de uma espécie protegida, todo o processo tem sido acompanhado pela Direcção-Geral de Veterinária e pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, estando as duas espécies devidamente separadas", informam.

A obra em curso transformará o tanque, onde actualmente vivem "Mariza" e "Ronaldo", "num aquário para peixes de grande porte, uma espécie de Monstros do Rio: carpas de mais de 20 quilos, esturjões com mais de 1 metro de comprimento, enguias".

Quanto ao recém-nascido trio de lontrinhas ainda não tem nome e vive "superprotegido pelos dois pais orgulhosos".

O Fluviário de Mora tem mais de 500 peixes de 55 espécies diferentes de todo o mundo em habitats naturais, aquáticos e terrestres, num percurso entre a nascente e a foz de um rio. Desde a abertura, em Março de 2007, já recebeu mais de 660 mil visitantes.

Fonte: fugasnotícias

0 comentários:

Enviar um comentário