quarta-feira, 1 de agosto de 2012

31 de Julho – Dia Mundial do Vigilante da Natureza


    O dia 31 de julho, data da constituição da International Ranger Federation (IRF), é dedicado ao Vigilante da Natureza. Foi criado em 2006 no V Congresso Mundial de Vigilantes da Natureza, realizado na Escócia.

O conceito de vigilante da natureza surgiu pela primeira vez em Inglaterra, no séc. XI, através do Rei William The Conquerer, que nomeou guardiões para os bosques reais. Mais tarde, no século XIX, surgiram nos EUA os rangers, profissionais que vigiam e protegem os parques naturais.


Em Portugal, a primeira referência aos vigilantes da natureza é feita no Decreto-Lei nº. 550/75, de 30 de setembro, onde é atribuído ao Serviço Nacional de Parques, Reservas e Património Paisagístico, a responsabilidade de criação e manutenção de um Corpo de Vigilantes da Natureza.

No desenvolvimento do seu trabalho, o vigilante da natureza responsabiliza-se pela proteção dos recursos naturais e culturais da área protegida, atuando como ponto de contacto entre o território, a entidade de gestão, os planificadores, os concessionários, as comunidades e os visitantes. O apoio às ações nos domínios da inventariação, da monitorização, da fiscalização e dos sistemas de informação e a promoção da valorização e do reconhecimento público do património natural através de ações de informação, educação e sensibilização, são algumas das competências do vigilante, essenciais na gestão de qualquer área protegida.


2 comentários:

Enviar um comentário