quarta-feira, 5 de setembro de 2012

As aves também sofrem com a morte dos seus familiares?


    Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie de ave que altera significativamente o seu comportamento na presença de aves mortas. Não é a primeira vez que se observa este comportamento no reino animal contudo, abre novamente a questão sobre o sofrimento dos animais perante a morte.

Uma equipa da Universidade da Califórnia observou uma alteração radical no comportamento de aves da espécie Aphelocoma californica, quando estão na presença de um membro da sua espécie morto. Esta ave é comum no oeste dos Estados Unidos.

No momento em que se apercebem que a ave está morta, cercam-na e emitem sinais de alarme. “Usam essa morte como um indicador de um risco existente na área e comunicam-no ao resto das aves”, explicou Teresa Iglesias, líder do estudo, ao jornal espanhol El Mundo.

Apesar do estudo provar que estas aves estão conscientes da morte, não confirma “que estes animais sofrem emocionalmente por essas mortes”, sublinhou Iglesias.

Para observar a reação das espécies foram criados vários cenários com troncos de madeira colorida, aves mortas e simulações de predadores. As aves foram indiferentes aos objetos de madeira contudo, quando observavam uma ave morta, alteravam o seu comportamento, enviando sinais de alarme para outras aves.

Os outros pássaros atendiam ao chamamento e também rodeavam o cadáver durante todo o dia.

"Seria presunçoso pensar que somos os únicos que sofrem com a morte de um parente”, referiu Iglesias. Na Zâmbia, foi registado o caso de uma girafa que se recusou a deixar o corpo da sua cria durante quatro dias.

 Também os elefantes e chimpanzés mostram sofrimento perante o falecimento dos seus familiares.


Fonte: www.elmundo.es / Isabel Palma

0 comentários:

Enviar um comentário