29 de Outubro a 2 de Novembro
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
LOCAL:
Museu Nacional de História Natural e da Ciência,
Rua da Escola Politécnica 56/58
1250-102 Lisboa
DATA E HORÁRIO:
29 de outubro a 2 de novembro de 2012
2ªf a 5ªf (aulas teóricas e laboratórios): 9h30m às 17h30m
6ªf (saída de campo): 8h00m às 18h00m
ORGANIZAÇÃO:
Maria Ana Aboim (CBA-FCUL),
Maria Judite Alves (MNHNC, CBA-FCUL),
Hugo Gante (Universidade de Basileia),
Natacha Mesquita (MNHNC, CBA-FCUL),
Filipe Ribeiro (CO-FCUL, MNHNC).
CONTACTOS:
Email: cursopeixes@museus.ul.pt
Telefone: 213921886
INSCRIÇÃO:
Até 12 de outubro
Estudantes: 120 euros
Particulares: 220 euros
Empresas: 300 euros
Enviar email com nome, instituição/empresa, breve descrição de atividade
Introdução
Caracterização geral da ictiofauna continental portuguesa: famílias e géneros presentes; espécies nativas e exóticas; endemismos; peixes primários, secundários e diádromos. Resenha histórica do estudo da ictiofauna dulciaquícola em Portugal. Conceitos taxonómicos e de sistemática. Caracteres morfológicos e merísticos. Utilização de marcadores moleculares em sistemática.
História evolutiva
Colonização e especiação dos peixes de água doce na Península Ibérica. Padrões filogeográficos e fatores históricos e recentes que os determinam. Regiões Ictiogeográficas.
Conservação
Principais ameaças. Estatutos de conservação. Espécies ameaçadas em Portugal. Definição de unidades de conservação: Unidades Evolutivas (ESUs) e Unidades de Gestão (MUs). Casos de estudo e medidas para a conservação.
Metodologias de amostragem
Noções sobre planeamento de amostragens e análises de dados. Técnicas de amostragem passiva e ativa. Aspetos legais. Protocolos de avaliação da qualidade ecológica.
Coleções de história natural
Importância das coleções de história natural como coleções de referência. Documentação da variabilidade espacial e temporal. Novos usos das coleções de história natural. A coleção de peixes de água doce do MNHNC.
Peixes exóticos
Principais vetores de introdução e dispersão de espécies exóticas. Tendências temporais e padrões espaciais. Impactos ecológicos e económicos. Espécies introduzidas em Portugal e Espanha.
Peixes diádromos
Aspetos particulares da biologia e ecologia das espécies diádromas. Resenha dos respetivos ciclos de vida. Principais ameaças que contribuem para depleção das populações.
Técnicas utilizadas para o estudo das migrações. Medidas que visam a gestão e conservação das espécies diádromas.
Hibridação
O que são híbridos? Conceito de hibridação.
Causas e consequências de fenómenosde hibridação.
Exemplos de híbridos conhecidos nos nossos rios.
Laboratórios
Observação de exemplares da coleção do MNHNC, para identificação das várias famílias, géneros e espécies da ictiofauna continental portuguesa. Laboratórios específicos para os géneros de grande diversidade específica, Luciobarbus, Squalius e Chondrostoma (lato sensu), para as espécies de peixes diádromos e para as espécies exóticas. Laboratório dedicado à identificação morfológica de híbridos e à análise da sua diversidade.
Saída de campo
Demonstração de técnicas de amostragem. Observação e identificação de exemplares vivos. Medidas para o bem-estar animal: cuidados de captura e manuseamento. Iberochondrostoma almacai.
Apresentação Plano geral:
Este curso intensivo, com duração de uma semana, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais portugueses. O curso terá uma forte componente prática, dando a oportunidade aos participantes de conhecer e aprender a identificar as mais de 50 espécies nativas e exóticas encontradas nos nossos rios. Será dada ênfase à distribuição geográfica das espécies, ciclos de vida, ecologia, diversidade genética e conservação.
Pretende-se que no final deste curso os participantes tenham adquirido competências que lhes permitam participar ativamente no estudo, monitorização e gestão sustentável das comunidades piscícolas.
Público-alvo
Este curso é direcionado a consultores, técnicos de empresas e de agências na área do ambiente, estudantes de biologia, ciências florestais e ambientais, assim como outros interessados na conservação da natureza.
Formadores
Maria Ana Aboim (CBA-FCUL),
Pedro Raposo de Almeida (Universidade de Évora, CO-FCUL),
Maria Judite Alves (MNHNC, CBA-FCUL),
Hugo Gante (Universidade de Basileia),
Maria Filomena Magalhães (CBA-FCUL),
Natacha Mesquita (MNHNC, CBA-FCUL)
Filipe Ribeiro (CO-FCUL, MNHNC)
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