sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Áreas importantes para a conservação das aves marinhas

    Lançado Atlas online das áreas importantes para a conservação das aves marinhas

O e-Atlas of Marine Important Bird Areas foi ontem lançado durante a COP11 da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) pela BirdLife International, organização que junta associações que promovem a conservação das aves em inúmeros países do mundo.

O Atlas online, que engloba 3000 áreas Importantes para as Aves (IBAImportant Bird Areas) reúne informação importante não só quem pratica conservação e para os legisladores, com também para quem planeia projetos energéticos – de parques eólicos, ou exploração de gás e petróleo -, os gestores das pescas, quem faz o planeamento da gestão da poluição marinha e para a indústria dos seguros, avança a BirdLife no seu sítio web.

As IBAs são áreas essenciais para a conservação das aves marinhas, que constituem o grupo de aves mais ameaçado e cuja proteção apresenta grandes dificuldades pelo facto das espécies em causa cobrirem distâncias muito grandes, passarem longos períodos no mar e serem afetadas por inúmeros fatores. Mas as IBAs também beneficiam inúmeras espécies de grupos que não o das aves e os habitats a que estão associadas.

Devido à larga abrangência das IBAs o e-Atlas lançado contribuirá de forma significativa para a conservação do meio marinho e portanto, para o cumprimento do objetivo de proteger 10% das áreas marinhas e costeiras até 2020, definido no âmbito da CBD. Para além disso, afirma a, BirdLife, será crucial no processo de descrição das Áreas marinhas Ecologica ou Biologicamente Significativas (Ecologically or Biologically Significant Areas), tendo 150 IBAs marinhas sido já reconhecidas no processo, no âmbito da CBD, para as identificar.

O e-Atlas pode também funcionar um modelo para a realização de inventários de áreas importantes para a conservação de outros grupos de animais pelágicos como as baleias, as tartarugas e os tubarões.
O Atlas online será atualizado à medida que forem identificadas novos locais e houver novos dados relativamente aos sítios já “catalogados” e haverá ligação a conteúdos de outros recursos disponibilizados pela BirdLife como as fichas de caracterização das IBAs.

O lançamento do e-Atlas é o resultado de seis anos esforço conjunto por parte de 40 parceiros da BirdLife e especialistas em conservação das aves marinhas externos a estas associações, em colaboração com departamentos de conservação de vários governos e ainda, o secretariado de convenções como a CBD e a Diretiva Aves.

Aceda ao e-Atlas of Marine Important Bird Áreas está disponível aqui
http://54.247.127.44/marineIBAs/default.html


Fonte: www.birdlife.org

0 comentários:

Enviar um comentário