segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Convenção sobre a Diversidade Biológica tem início hoje

    11ª Reunião dos signatários da Convenção sobre a Diversidade Biológica tem início hoje

     O encontro decorre em Hyderabad (Índia) até ao próximo dia 19 e são os 10 temas agendados para discussão: mobilização de recursos; Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-20; Biodiversidade marinha e costeira; Biodiversidade e Alterações Climáticas; Acesso e partilha dos benefícios associados à Biodiversidade; Biodiversidade e Saúde; Plataforma Global de Empresas e Biodiversidade; Biodiversidade das águas continentais; Áreas Protegidas; e Cidades, Autoridades locais e subnacionais e Biodiversidade.
Tem início hoje em Hyderabad (Índia) a 11ª Conferência das Partes (COP) da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB).

A reunião, que decorrerá até ao próximo dia 19, contará com a participação de representantes dos 193 países signatários da CDB.

São 10 os temas em agenda, que serão alvo de discussão: mobilização de recursos; Plano Estratégico para a Biodiversidade 2001-20; Biodiversidade marinha e costeira; Biodiversidade e Alterações Climáticas; Acesso e partilha dos benefícios associados à Biodiversidade; Biodiversidade e Saúde; Plataforma Global de Empresas e Biodiversidade; Biodiversidade das águas continentais; Áreas Protegidas; e Cidades, Autoridades locais e subnacionais e Biodiversidade.

Em particular, e no que diz respeito ao Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-20, será dado a conhecer um projeto que tem como objetivo facilitar a sua implementação ao nível de cada país.
Esta estratégia, acordada na COP10 celebrada em 2010 na cidade de Nagoya (Japão) passa por abordar as causas de base da perda da Biodiversidade através da integração da Diversidade Biológica ao nível das políticas governamentais e da Sociedade.

Especificamente, foi assumido compromisso por todas as Partes da CDB de, até 2020, integrar os valores da Biodiversidade nas estratégias nacionais e locais de desenvolvimento e redução da pobreza.
O projeto prestes a ser apresentado, que é coordenado pelo International Institute For Environment and Development (IIED), auxiliará os governos neste processo ao garantir a harmonia entre as políticas de Conservação da Natureza e de Redução da Pobreza.

Na prática, irá permitir a identificação de oportunidades em que a Biodiversidade é usada, de forma sustentável, para o desenvolvimento através, por exemplo, do comércio de produtos e serviços, criação de empregos associados ao Ecoturismo.

Para o facilitar, será lançada a Ferramenta de Diagnóstico de Integração da Biodiversidade (Biodiversity Mainstreaming Diagnostic Tool, em inglês), que permitirá perceber quão longe os países já chegaram na integração da Biodiversidade nas políticas de desenvolvimento.

Esta ferramenta, que auxiliará na revisão das Estratégias Nacionais e Planos de Ação para a Biodiversidade, já está a ser usada no âmbito do projeto em 4 países africanos.

Fontes: Filipa Alves/www.cbd.int e timesofindia.indiatimes.com

0 comentários:

Enviar um comentário