segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Beirut poderá ter a primeira floresta aérea urbana



   Lembra-se das imagens televisivas de uma Beirut semi-destruída? Então esqueça esses pensamentos bélicos e conheça o novo projecto que vai construir uma espécie de jardins suspensos na capital do Líbano.
O ambicioso projecto pretende tornar Beirut numa cidade sustentável através da construção de árvores no topo dos edifícios da cidade. Desenhado pela Studio Invisible, o principal objectivo desta floresta urbana é diminuir a poluição, melhorar a qualidade do ar e absorver os escoamentos de água da chuva.

Hoje, Beirut é uma cidade prisioneira do nevoeiro negro da poluição, sobretudo devido aos constantes congestionamentos de trânsito. Para agravar a situação, a maioria dos carros da cidade, devido à sua idade avançada, emite altos níveis de CO2.

Os habitantes de Beirut, por outro lado, são bastante resistentes a encontrar outras formas de transporte, para além do veículo pessoal: nada de carros mais sustentáveis ou utilização de bicicleta.
O próprio planeamento da cidade não contemplou a construção de espaços verdes – nem tão pouco a previu – pelo que há pouco espaço disponível para jardins ou parques.

“A solução da Studio Invisible é simples, low cost e não faz um grande corte no actual foco de Beirus no transporte urbano”, explica o Inhabitat. O que pretende a Studio Invisible? Que todos os habitantes de Beirut – os que podem – construam pequenos jardins nos terraços das habitações. E os que não têm acesso a terraços, que o façam nas janelas, por exemplo.

Ao plantar árvores e plantas em toda a cidade, os habitantes de Beirut não só contribuem para a beleza da sua comunidade mas para a sua própria saúde. E para a poupança energética, uma vez que as árvores ou plantas proporcionam sombras, que arrefecem os edifícios. E, não menos importante, criam espaços públicos. Os tais espaços que foram esquecidos pelo planeamento urbano da capital libanesa.

Fonte: Green Savers

0 comentários:

Enviar um comentário