quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Brasil: Entram em ação 220 guarda-parques no estado do Rio de Janeiro


   Guarda-Par​ques: Rio de Janeiro é primeiro estado do país a estruturar esse tipo de serviço de preservação ambiental

Os 220 guarda-parques concursados em 2012 serão peças fundamentais para que o Governo do Estado atinja a ousada meta de quadruplicar o número de visitantes dos parques estaduais até o final de 2014 – passando de 200 mil para 800 mil – e reforçando assim a preservação dessas unidades de conservação, com a geração de empregos verdes.

Com a entrada em ação dos 220 guarda-parques, o Rio de Janeiro se tornará o primeiro estado do país a ter um serviço desse tipo estruturado para atuar em unidades de conservação, em ações de proteção da biodiversidade e do patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico; na educação ambiental, prevenindo incêndios florestais e outras formas de agressão e, se necessário, dando o primeiro combate às ocorrências.

Os guarda-parques deverão também fazer cumprir a legislação ambiental; fazer operações de busca e salvamento; dar suporte às atividades de pesquisa científica ou policiais; e orientar os visitantes sobre as normas de utilização e as características da unidade; entre outras funções.

Os guarda-parques não apenas vão orientar os visitantes como melhor usufruir dos parques, como indicando trilhas a percorrer e os principais pontos de visitação, mas também exercerão o papel de educadores ambientais, com ações de conscientização sobre a importância da preservação, como um simples recolhimento de uma embalagem de biscoito jogada no meio do caminho.

Em janeiro de 2013, a primeira turma com 110 guarda-parques começou o curso de formação de dois meses, com aulas teóricas e práticas ocorrendo, simultaneamente, na Estação Ecológica Estadual do Paraíso, que abrange os municípios de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, nas cidades deTeresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

Com o término do curso da primeira turma, terá início a segunda, com o restante dos guarda-parques. Todos receberão aulas de diversas disciplinas, como Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Busca e Salvamento de Pessoas Perdidas ou Acidentadas nos Parques.

Os 220 guarda-parques passaram por um processo de seleção pública e foram contratados por três anos, com possibilidade de renovação do serviço por mais dois anos. O processo de seleção incluiu provas teóricas e práticas, além de uma fase classificatória que levou em conta a formação anterior dos candidatos em itens como primeiros socorros e animais peçonhentos, além do conhecimento de línguas estrangeiras.

Ao número de 220 guarda-parques contratados, somam-se 60 funcionários do Corpo de Bombeiros que, desde 2010 vêm atuando como guarda-parques em unidades de conservação estaduais.

Distribuição dos 220 guarda-parques por unidades de conservação

Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba: 8
Parque Estadual da Ilha Grande: 20
Parque Estadual Cunhambebe: 20
Parque Estadual da Serra da Concórdia: 8
Parque Estadual da Pedra Branca: 25
Parque Estadual da Serra da Tiririca: 11
Parque Estadual dos Três Picos: 36
Parque Estadual do Desengano: 18
Parque Estadual do Costa do Sol: 29
Parque Estadual da Lagoa do Açu: 10
Parque Estadual da Pedra Selada: 10
Reserva Biológica Estadual de Araras: 7
Reserva Biológica Estadual de Guaratiba: 3


Fonte: http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=1420832

0 comentários:

Enviar um comentário