terça-feira, 5 de março de 2013

Rio Grande do Sul: Guardas-parques flagram extração ilegal


    Rio Grande do Sul: Guardas-parques flagram extração ilegal de palmito na ReBio Mata Paludosa

    Uma denúncia anônima recebida na sede da Reserva Biológica Pata Paludosa, unidade de conservação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) localizada no município de Itati, resultou na apreensão de 500 unidades da palmeira Juçara (Euterpe edulis), o açaí da Mata Atlântica, na última sexta-feira (01).
Os guardas-parques da ReBio Mata Paludosa, juntamente com os do Parque Estadual do Tainhas constataram a retirada da palmeira, espécie ameaçada de extinção. Os criminosos, que se encontravam armados, fugiram ao perceberem a presença dos agentes florestais.

Segundo a gestora da ReBio Mata Paludosa, Clara Weber Liberato, "o crime é muito comum na região, onde existem muitos "palmiteiros" que vendem a "ripa" (vara) para empresas de conservas da região as quais envasam o produto florestal nativo como se fosse o palmito de "palmeira-real", espécie exótica a qual é permitida a comercialização".

Clara diz que diversos setores da sociedade civil e governamental trabalham com o fruto da Palmeira Juçara, que possui mais propriedades nutricionais que o "Açaí da Amazônia", com a extração de forma legalizada por meio de manejo sustentável dessa espécie.

           Marcelo Segalerba

0 comentários:

Enviar um comentário